Contribuições da história de vida da cientista brasileira Bertha Lutz para o ensino de ciências
Fecha
2022-02-25Primeiro membro da banca
Nicoletti, Elenize Rangel
Segundo membro da banca
Loguercio, Rochele de Quadros
Terceiro membro da banca
München, Sinara
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Bertha Lutz foi uma cientista, feminista, educadora e política brasileira que dedicou sua vida à luta feminista e aos estudos sobre o grupo dos Anfíbios anuros. Ela foi responsável por garantir uma série de direitos civis e políticos para as mulheres brasileiras, entre eles, o que ganhou mais destaque foi o direito ao voto feminino, conquistado no ano de 1932. No campo da Ciência, Bertha Lutz destacou-se na área de zoologia, descrevendo e catalogando espécies de Anfíbios anuros e publicando importantes estudos sobre esse grupo de animais. Através de estudos apresentados no contexto desta pesquisa, foram identificadas lacunas no que diz respeito às práticas pedagógicas no contexto escolar sobre Mulheres na Ciência e sobre o Ensino de Anfíbios anuros nos Anos Iniciais. Para tanto, torna-se necessário investir em estratégias didáticas que visam preencher essas lacunas no âmbito escolar. Desse modo, foi realizada uma Transposição Didática (TD) sobre a biografia de Bertha Lutz e, posteriormente, foi planejada uma Sequência Didática (SD) balizada na história e nos estudos da cientista. A Sequência Didática foi organizada em cinco momentos, sendo uma atividade preliminar e quatro etapas de aplicação. Desse modo, a aplicação da Sequência Didática ocorreu com estudantes do 3° Ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Santa Maria – RS, na qual buscou-se investigar suas concepções acerca da temática deste estudo e, na sequência, divulgar a importância do grupo dos Anfíbios anuros e o papel das Mulheres na Ciência. De maneira geral, identificou-se a necessidade de maiores aprofundamentos sobre a temática deste estudo por meio do Ensino de Ciências para que: I- as crianças compreendam que a Ciência é produção humana e histórica; II - de que as Mulheres também fizeram e fazem parte da História da Ciência; e. III - da importância de se preservar e respeitar o grupo dos Anfíbios anuros. A partir deste estudo, foi possível perceber que a partir da aplicação da SD as crianças foram sensibilizadas de algum modo, pois foram identificadas mudanças de percepções durante o processo de aplicação, como, por exemplo, as crianças citaram o nome de Bertha Lutz e de invenções realizadas por mulheres durante as etapas da pesquisa, quando já familiarizadas com a temática. O sentimento inicial de medo e nojo em relação aos Anfíbios anuros foi desaparecendo, à medida que as crianças foram compreendendo a importância desse grupo de animais. Entretanto, percebe-se que a imagem da Ciência foi associada frequentemente a um cientista homem, vestindo jaleco e realizando experimentos dentro de um laboratório. Desse modo, esta pesquisa sinaliza a necessidade de discussões sobre a História da Ciência desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para que as crianças saibam valorizar a Ciência como produção humana também realizada por mulheres, em diversos locais, tempos e áreas de estudo. Portanto, a partir deste estudo foi possível divulgar a história de uma mulher cientista e ao mesmo tempo propor atividades didáticas que buscassem apresentar a importância do papel das Mulheres na Ciência e do grupo dos Anfíbios anuros para o meio ambiente, através da história de vida e dos estudos de Bertha Lutz. Desse modo, conclui-se que, mesmo que de forma indireta, Bertha Lutz possibilitou importantes contribuições para o Ensino de Ciências.
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