Mostrar registro simples

dc.creatorRodrigues, Marcia Cristina Cabreira
dc.date.accessioned2022-05-24T17:03:07Z
dc.date.available2022-05-24T17:03:07Z
dc.date.issued2020-03-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24444
dc.description.abstractTeaching History is always a challenge, since this curricular component is always changing and transforming, as it accompanies human actions over time. When this teaching is aimed at children this 9 and 10 years old it is even more challenging, since texts, textbooks are presented, most of the times unattractive to these students. For this reason, a Board Game was made and applied to these children in order to more accurately fix points related to the History of São Borja, content of the teaching stage of the fourth year of Elementary School; more precisely, the fourth year classes of the Aparício Mariense Municipal Elementary School, in the city of São Borja, RS. The game was elaborated from direct observations of the classes, to evaluate their ability to interact in the realization of the same and also through readings and reflections of scientific texts that greatly collaborated in the realization and application of the project and this Master's dissertation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de história nas séries iniciaispor
dc.subjectJogo de tabuleiropor
dc.subjectHistória de São Borjapor
dc.subjectTeaching history in the initial serieseng
dc.subjectBoard gameeng
dc.subjectHistory of São Borjaeng
dc.titleA confecção de jogo analógico para o ensino da história da cidade de São Borja, RS, para os alunos do 4º ano da Escola Municipal Aparício Mariensepor
dc.title.alternativeThe making of analogue game for teaching the history of the city of São Borja, RS, for students of the 4th year of the Municipal School Aparício Marienseeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO Ensino de História sempre se mostra um desafio, já que este componente curricular está sempre em modificação e transformação, já que acompanha as ações humanas no decorrer do tempo. Quando este ensino se direciona para crianças este 9 e 10 anos ele é ainda mais desafiante, já que textos, livros didáticos se apresentam, na maioria das vezes pouco atraentes para estes educandos. Por este motivo, foi confeccionado e aplicado um Jogo de Tabuleiro para estas crianças com intuito de que elas fixassem com mais precisão pontos relacionados à História de São Borja, conteúdo da etapa de ensino do quarto ano do Ensino Fundamental; mais precisamente as turmas de quarto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aparício Mariense, da cidade de São Borja, RS. O jogo foi elaborado a partir de observações diretas das turmas, para avaliar sua capacidade de interação na realização do mesmo e também por meio de leituras e reflexões de textos científicos que muito colaboraram na realização e aplicação do projeto e desta dissertação de Mestrado.por
dc.contributor.advisor1Mourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7689442989367017por
dc.contributor.referee1Borin, Marta Rosa
dc.contributor.referee2Benetti, Viviana
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4621526051611989por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International