Mostrar registro simples

dc.creatorFerreira, Adriana Gonçalves
dc.date.accessioned2022-05-24T17:35:39Z
dc.date.available2022-05-24T17:35:39Z
dc.date.issued2020-05-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24446
dc.description.abstractThis study a im stoverify the importance of audiovisual in the preservation of memory and heritage. To this end, we study the village of Santa Thereza in Bagé RS, valuing the actions of organized civil society and its struggle for the preservation of this cultural heritage. Presents a study that attentive to the community that in habits this village and its report sthrough the orality captured in documentary film format. It is the purpose of this research, in the context of audiovisual production, to conceive it in a collective process, leading the local actors them selves, through the pedagogical practices of the project “invent with Difference”, which unites cinema, education and human rights, issues that hus like heritage, are present every where. It looks at how audiovisual production can be considered a museum the memory. The work permeates the trajectory of Associação Pró Santa Thereza, a collective of voluntary women that protects the heritage and inspires ways of pointing paradigms in society, in the context of hypermodernity. It presents a trace of the history of Vila de Santa Thereza, which arises with the founding of a Charqueada at the end of the 19th century, founded in 1897 by a Portuguese immigrant named Antônio Nunes de Ribeiro Magalhães, until there signification of space and your survival. The work observes there main ingresidents of charqueada, realizing the importance of individual and collective memory in that space and its recognition as heritage. At the time, the rewas a cultural and religious life through the actions carried out at the Santo Antônio The aterand Santa Thereza D'Avila Chapel, which were part of the complex built around the jerked beef business. Work, culture, and religiosity drove an active community life thats hared attention with the city of Bagé, the State, and Brazil until the end of the charque's economic cycle in 1960. There after, more than 30 years of oblivion, this space reappears at the hands of the arduous volunteering of this Association.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPatrimônio culturalpor
dc.subjectSociedade civilpor
dc.subjectPreservaçãopor
dc.subjectVila de Santa Therezapor
dc.subjectFronteirapor
dc.subjectAudiovisualpor
dc.subjectCultural heritageeng
dc.subjectCivil societyeng
dc.subjectPreservationeng
dc.subjectSanta Thereza villageeng
dc.subjectBordereng
dc.subjectAudio-visualeng
dc.titleA preservação da memória da vila Santa Thereza em Bagé RS/Brasil, a partir do audiovisual e das ações da sociedade civilpor
dc.title.alternativeThe preservation of vila Santa Thereza’s in memory in Bagé, from audiovisual and civil society actionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação procura demonstrar a importância do audiovisual na preservação da memória e do patrimônio. Para tanto, foi produzido um audiovisual da a Vila de Santa Thereza em Bagé, RS, valorizando as ações da sociedade civil organizada e sua luta pela preservação desse patrimônio cultural. Apresenta um estudo que atenta sobre a comunidade que habita essa Vila e seus relatos através da oralidade capturada em formato de filme documentário. São os propósitos dessa pesquisa, no contexto da produção audiovisual, concebê-la em processo coletivo, protagonizando os próprios atores locais, através das práticas pedagógicas do projeto “inventar com a Diferença”, que une cinema, educação e direitos humanos, questões que assim como o patrimônio, estão presente em todo o lugar. Lança olhares sobre como a produção audiovisual pode ser considerada um artefato museológico, através do processo que consiste em sua construção, trazendo consigo uma história, preservada através dos tempos e representada em dispositivo audiovisual, também aciona a lembrança. O trabalho perpassa a trajetória da Associação Pró Santa Thereza, coletivo de mulheres voluntárias que protege o patrimônio e inspira formas de apontar paradigmas em sociedade, diante do contexto da hipermodernidade. Apresenta um traçado da história da Vila de Santa Thereza, que surge com a fundação de uma Charqueada ao final do século XIX, fundada em 1897 por um imigrante português chamado Antônio Nunes de Ribeiro Magalhães, até o momento em que acontece a ressignificação do espaço e sua sobrevivência. O trabalho observa os moradores mais velhos, remanescentes da charqueada, percebendo a importância da memória individual e coletiva naquele espaço e seu reconhecimento como patrimônio. Na época, havia uma vida cultural e religiosa através das ações realizadas no Teatro Santo Antônio e na Capela de Santa Thereza D’Ávila, que faziam parte do complexo erguido em torno do negócio do charque. O ofício, a cultura e a religiosidade impulsionavam uma vida comunitária ativa, que dividia atenções com a cidade de Bagé, o Estado e o Brasil, até o encerramento do ciclo econômico do charque em 1960. A partir de então, após mais de 30 anos de esquecimento, esse espaço ressurge pelas mãos do árduo voluntariado dessa Associação.por
dc.contributor.advisor1Padoin, Maria Medianeira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7863155517478900por
dc.contributor.referee1Lisboa Filho, Flavi Ferreira
dc.contributor.referee2Ismério, Clarisse
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9203762959326584por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio Culturalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International