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dc.contributor.advisorOurique, João Luis Pereira
dc.creatorLava, Neuza Maria Pereira
dc.date.accessioned2016-12-28T13:45:20Z
dc.date.available2016-12-28T13:45:20Z
dc.date.issued2009-12-05
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2444
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe research “Providing principals for the public school” aims at reflecting about how the election of principals, school councilors and other involved people really happens and also considering the functions the LBD laws that regularize these jobs and the participation of each segment of the school community. The development of this research allows a continuous selection of significant and operational knowledge, old knowledge adds to new ones in a selective form with the existent theories. It is essential to explore this subject with all the school community in order for all people analyze the importance of their contribution in this process of school democratization, giving their contribution for the school to become an independent environment, where everybody has the right to contribute with their ideas to promote the improvement of the school quotidian. It is necessary to show that the school community needs to know their rights for a democratic management to happen, in which everybody can take part and point to solutions about the possible ways to school management, in an articulation between the local and the global, the unity and the diversity, the theory and the practice. The appropriation of this theoretical knowledge is a conquest that serves to search the social transformation. It is necessary that the school community observe what are democracy, participation and democratic management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.titleO provimento do cargo de diretores da escola públicapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA pesquisa “O Provimento de Cargo de Diretores da Escola Pública” tem como objetivo refletir como realmente acontece a eleição de diretores e dos conselhos escolares, bem como suas funções, os envolvidos, as leis da LDB que regulamentam esses cargos e a participação de cada segmento da comunidade escolar. O desenvolvimento da pesquisa permite uma contínua seleção de conhecimentos significativos e operacionais, onde conhecimentos antigos somaramse aos novos, de forma seletiva, com as teorias existentes. É essencial explorar esse assunto com toda a comunidade escolar para que todos analisem a importância da sua participação nesse processo de democratização da escola, dando sua contribuição para que a mesma se torne um ambiente autônomo, onde todos tenham o direito de contribuir com suas ideias para melhorar o cotidiano escolar. Também se faz necessário mostrar que a comunidade escolar precisa conhecer os seus direitos, para que realmente aconteça a gestão democrática, onde todos possam participar e encontrar soluções possíveis para os rumos da escola, numa articulação entre o local e o global, a unidade e a diversidade, a teoria e a prática. A apropriação desses conhecimentos teóricos é uma conquista que serve para buscar a transformação social. É preciso que a comunidade escolar observe o que é democracia, participação e gestão democrática.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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