dc.contributor.advisor | Camatti, Liane | |
dc.creator | Silva, Vitória Rocha da | |
dc.date.accessioned | 2022-05-25T11:46:02Z | |
dc.date.available | 2022-05-25T11:46:02Z | |
dc.date.issued | 2021-12-07 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24458 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2021. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Políticas educacionais | por |
dc.subject | Comunidade surda | por |
dc.subject | Educação de surdos | por |
dc.title | Comunidade surda no município de torres: ressonâncias históricas, políticas e educacionais | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | As comunidades surdas têm sido espaços de importância reconhecida para a constituição dos sujeitos surdos a partir de referenciais linguísticos e culturais. O fortalecimento tanto de espaços comunitários surdos em níveis locais, quanto da educação de pessoas surdas são fatores intimamente ligados, amarrados sobretudo por práticas de gestão e por políticas públicas embasadas em políticas linguísticas. Desta forma, este trabalho teve por objetivo analisar como as práticas de gestão educacional no Município de Torres-RS geram efeitos na organização da comunidade surda local e nos processos de escolarização das pessoas surdas. O estudo foi realizado a partir de uma abordagem qualitativa, com filiação a conceitos do campo dos Estudos Surdos. Para produção de materialidade, utilizou-se de entrevistas narrativas. Foram realizadas conversas abertas com pessoas que se envolvem no campo da Educação de Surdos do município de Torres. Assim, a análise feita pode ser descrita a partir de dois grandes pontos: (1) a história da classe especial da Escola Estadual de Ensino Fundamental Justino Alberto Tietboehl; e (2) a relação entre comunidade/escola e entre gestão/políticas de educação com as possibilidades de organização da comunidade surda local. As discussões levaram à conclusão de que as comunidades surdas, em geral, se organizam e se fortalecem sobretudo em espaços educacionais. No caso do contexto torrense, por anos a mobilização da comunidade era estritamente dependente da iniciativa de indivíduos específicos e da existência de classes especiais para surdos. A extinção das classes e o afastamento das individualidades mobilizadoras provocaram o significativo enfraquecimento da comunidade surda local, trazendo à tona a evidência da falta de políticas públicas voltadas aos sujeitos surdos da cidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |