Rede colaborativa virtual: conectando saberes entre professores
Visualizar/ Abrir
Data
2022-01-17Primeiro membro da banca
Rocha, Karla Marques da
Segundo membro da banca
Oliveira, Maria Angélica Figueiredo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (MPTER), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) aborda a contribuição de rede colaborativa virtual no processo de formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Diante disso, o problema de pesquisa é como uma rede colaborativa virtual contribui no processo de formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Santa Maria? A metodologia envolveu pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, do tipo descritiva, caracterizada como uma pesquisa participante. Os sujeitos desta pesquisa foram professores da rede municipal participantes do programa de formação Letramento e Alfabetização (PROMLA) de Santa Maria. A coleta de dados aconteceu por meio de questionários elaborados pelo Google Forms e respondido pelos pesquisados totalmente a distância e por meio digital. Para tanto, foram elencadas três categorias de análise que são: cultura digital, rede colaborativa virtual e formação continuada de professores. A análise dos resultados se caracteriza por análise categorial. Por fim, as conclusões apontam que para que uma rede colaborativa de aprendizagem contribua na formação continuada docente é preciso levar em consideração três pontos: contexto, demanda e necessidade cultural; ambientes e ferramentas; colaboração e mediação. É preciso comunicar, acessar e disseminar informações, é preciso colaborar para trocar experiências e é preciso trocar experiências para qualificar o ser docente. O produto final consiste em um manual orientador organizado de maneira digital por meio de um site, contendo sugestões de ambientes virtuais que poderão ser utilizados, aplicativos para gamificação de conteúdos, recursos, atividades e ferramentas a serem utilizadas em encontros formativos virtuais, com seus respectivos modos de utilização.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: