Mostrar registro simples

dc.creatorPaim, Matheus Gutler
dc.date.accessioned2022-05-26T15:05:36Z
dc.date.available2022-05-26T15:05:36Z
dc.date.issued2022-02-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24507
dc.description.abstractThe teaching of Cell Biology in high school faces some difficulties, which include the complexity of the topic, its abstract character, difficulties in visualizing what is studied, among others. To overcome these barriers, it is necessary to search for alternative methodologies that promote a better learning of cytology by students, which use their previous conceptions on the subject. The healing process, as it is a cellular process and is related to the daily lives of students, can present itself as an alternative to this demand. The present work seeks to present a teaching proposal that consists in the development of a didactic sequence on the healing mechanism to work on cell biology in high school, based on the students' previous conceptions, in order to promote a more meaningful learning. Subsequently, a workshop was made with biology teachers, which aimed to present the didactic sequence to them and thus apply a questionnaire to assess it, based on the teachers' conceptions. The results showed, firstly with the ninth year students, that they have abstract conceptions about the healing process, which are based a lot on past experiences, but without being able to make many connections with Cell Biology. As for the results of the workshop with the teachers, we could observe a great acceptance of the teachers to the sequence, which generated a positive validation for it to be applied in the classroom in the future.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCicatrizaçãopor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectBiologia celularpor
dc.subjectHealingeng
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.subjectDidactic sequenceeng
dc.subjectCell biologyeng
dc.titleCicatrização e biologia celular - Um possível caminho para aprender melhorpor
dc.title.alternativeHealing process and cell biology: possible way to learn bettereng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO ensino de Biologia Celular no ensino médio enfrenta algumas dificuldades, que passam pela complexidade do tema, seu caráter abstrato, as dificuldades de visualização daquilo que é estudado, entre outros. Para contornar estas barreiras, se faz necessário a busca por metodologias alternativas que promovam uma maior aprendizagem da citologia pelos alunos, a qual partam também das suas concepções prévias sobre o assunto. O processo de cicatrização, por ser um processo celular e ter relação com o cotidiano dos alunos, pode se apresentar com uma alternativa para esta demanda. O presente trabalho busca apresentar uma proposta de ensino que consiste no desenvolvimento de uma sequência didática sobre o mecanismo de cicatrização para trabalhar a Biologia Celular no ensino médio, a partir das concepções prévias dos alunos, a fim de promover uma aprendizagem mais significativa. Esta proposta didática foi apresentada à professores a professores de Biologia, a qual teve objetivo de apresentar a sequência e ensino aos mesmos e assim aplicar um questionário para a avalia-la, a partir das concepções dos docentes. Os resultados mostraram, primeiramente com os estudantes de nono ano, que possuem concepções abstratas acerca do processo de cicatrização, que se baseiam muito nas experiências do passado, porém sem conseguirem fazer muitas conexões com a Biologia Celular. Quanto aos resultados da oficina com os professores, pudemos observar uma grande aceitação dos docentes à sequência, o que gerou uma validação positiva para que seja aplicada futuramente em sala de aula.por
dc.contributor.advisor1Loreto, Elgion Lucio da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6493669115018157por
dc.contributor.advisor-co1Goldschmidt, Andréa Inês
dc.contributor.referee1Santos, Marlise Ladvocat Bartholomei
dc.contributor.referee2Barbosa, Nilda Berenice de Vargas
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8632497513280347por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação em Ciênciaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International