dc.contributor.advisor | Marquezan, Reinoldo | |
dc.creator | Lima, Luciana Santos | |
dc.date.accessioned | 2016-12-30T11:32:40Z | |
dc.date.available | 2016-12-30T11:32:40Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2450 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | One of the main subjects argued in the pertaining to school context mentions the implantation to it of a more democratic, participative and independent process, but this is only possible in result of the implantation of the project pedagogical politician. For this, it is essential that it has a joint participation of the members of the community, as responsible parents or, managing pertaining to school, professors and community. Understanding the importance that the school possess in the formation of conscientious and instructed citizens, objective, with this work, to identify and to analyze the importance that the pertaining to school manager possess in the construction of the project pedagogical politician. In this manner, it is presented democratic management by means of its concepts, application in the schools, as well as its main protagonists; approaching the main concepts and characteristics of the Project Pedagogical Politician - PPP; as well as analyzing the importance of the general process in the construction of the Project Pedagogical Politician. He evidences yourself that the pertaining to school manager possess basic paper as a true connector link, a coordinator of efforts of all the pertaining to school community, promoting a climate harmonious, less bureaucratic, capable to promote the quarrel healthful, making possible the solution of problems of simple and easy form, without harming the quality in education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Gestão democrática e participativa | por |
dc.subject | Autonomia | por |
dc.subject | Gestor escolar | por |
dc.title | O papel da gestão escolar na construção do projeto político pedagógico | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Um dos principais assuntos discutidos no contexto escolar refere-se à implantação de um processo mais democrático, participativo e autônomo, mas isto somente é possível em decorrência da implantação do projeto político pedagógico. Para isso, é imprescindível que haja uma participação conjunta dos membros da comunidade, como pais ou responsáveis, gestor escolar, professores e comunidade. Compreendendo a importância que a escola possui na formação de cidadãos conscientes e instruídos, objetiva-se, com este trabalho, identificar e analisar a importância que o gestor escolar possui na construção do projeto político pedagógico. Desse modo, apresenta-se a gestão democrática por meio de seus conceitos, aplicação nas escolas, bem como seus principais protagonistas; abordando os principais conceitos e características do Projeto Político Pedagógico – PPP; bem como analisando a importância do processo geral na construção do Projeto Político Pedagógico. Constata-se que o gestor escolar possui papel fundamental como um verdadeiro elo de ligação, um coordenador de esforços de toda a comunidade escolar, promovendo um clima harmonioso, menos burocrático, capaz de promover a discussão saudável, possibilitando a solução de problemas de forma simples e fácil, sem prejudicar a qualidade no ensino. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |