Mostrar registro simples

dc.creatorTrindade, Nathália Rigui
dc.date.accessioned2022-05-27T12:52:44Z
dc.date.available2022-05-27T12:52:44Z
dc.date.issued2022-04-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24521
dc.description.abstractAttracting investment and promoting exports to support industrialization, economic diversification and structural transformation are increasingly necessary for the development of emerging economies (UNCTAD, 2019). Therefore, the theoretical investigation of the phenomenon of internationalization of companies in these economies has gained space and can be considered an important tool for understanding and providing the necessary subsidies to boost business activities in the foreign market. Thus, the present research sought to contribute to the literature on the internationalization of companies from the investigation of the influences of strategic orientation and institutional factors in this domain. Based on this, the objective of the study is to analyze the influence of strategic guidelines - entrepreneurial, for the market and for learning - and institutional factors on the propensity for the internationalization of technology-based companies in an emerging economy. With regard to methodological aspects, the research is descriptive, based on the investigation method of quantitative research, adopting the cross-sectional survey as a strategy. The population and research sample collected is composed of 137 Brazilian technology-based companies. Data analysis was performed using univariate and multivariate statistical tests. Univariate statistical tests were mainly used to characterize the sample, presenting frequency, mean, standard deviation and percentage. And, the Structural Equation Modeling technique (PLS-SEM) was used to test the research model proposed in this thesis. The main results are: i) the non-confirmation of the direct influence of strategic guidelines on the propensity for internationalization; ii) institutional factors positively influence the propensity for internationalization and; iii) strategic orientations influence institutional factors. In this way, it is concluded that the strategic guidelines are not direct influencers in the propensity for the internationalization of Brazilian TBEs and the institutional factors stood out in this influence.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectOrientação estratégicapor
dc.subjectEmpresas de base tecnológicapor
dc.subjectFatores institucionaispor
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectEconomia emergentepor
dc.subjectStrategic orientationseng
dc.subjectTechnology-based companieseng
dc.subjectInstitutional factorseng
dc.subjectInternationalizationeng
dc.subjectEmerging economyeng
dc.titleA influência das orientações estratégicas e dos fatores institucionais na propensão para internacionalização de empresas de base tecnológica em uma economia emergentepor
dc.title.alternativeThe influence of strategic orientation and institutional factors on the propension for internationalization of technology-based companies in an emerging economyeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoAtrair investimentos e promover exportações para apoiar a industrialização, a diversificação econômica e a transformação estrutural, são cada vez mais necessárias para o desenvolvimento de países de economias emergentes (UNCTAD, 2019). Portanto, a investigação teórica do fenômeno da internacionalização de empresas nessas economias tem ganhado espaço e pode ser considerada uma importante ferramenta para compreensão e fornecimento de subsídios necessários para impulsionar as atividades empresariais no mercado externo. Assim, a presente pesquisa buscou contribuir para a literatura sobre internacionalização de empresas a partir da investigação das influências da orientação estratégica e dos fatores institucionais nesse domínio. A partir disso, estabelece-se como objetivo do estudo analisar a influência das orientações estratégicas – empreendedora, para o mercado e para aprendizagem – e dos fatores institucionais na propensão para a internacionalização de empresas de base tecnológica (EBTs) de uma economia emergente. No que tange aos aspectos metodológicos, a pesquisa é do tipo descritivo, a partir do método de investigação da pesquisa quantitativa, adotando o levantamento tipo survey cross-sectional como estratégia. A população e amostra é composta por 137 EBTs brasileiras. A análise dos dados se deu mediante análises descritivas, univariadas e multivariadas. Os testes estatísticos univariados foram utilizados, principalmente, para a caracterização da amostra, apresentando frequência, média, desvio padrão e percentual. E, a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (Structural Equation Modeling – PLS-SEM) foi utilizada testar o modelo de investigação proposto na presente tese. Como principais resultados tem-se: i) a não confirmação da influência direta das orientações estratégicas na propensão para a internacionalização; ii) os fatores institucionais influenciam positivamente a propensão para a internacionalização e; iii) as orientações estratégicas influenciam os fatores institucionais. Desta forma, conclui-se que as orientações estratégicas não são influenciadores diretos na propensão para a internacionalização de EBTs brasileitas e, os fatores institucionais se destacaram nessa influência.por
dc.contributor.advisor1Scherer, Flavia Luciane
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4607383855380646por
dc.contributor.referee1Lopes, Luis Felipe Dias
dc.contributor.referee2Oliveira, Marta Olivia Rovedder de
dc.contributor.referee3Hahn, Ivanete Schneider
dc.contributor.referee4Silva, Vanessa Almeida da
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1359280473595054por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International