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dc.contributor.advisorNoguera, Jorge Orlando Cuéllar
dc.creatorLondero, Lauren Kleinert
dc.date.accessioned2016-12-30T12:12:03Z
dc.date.available2016-12-30T12:12:03Z
dc.date.issued2007-12-21
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2452
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2007.por
dc.description.abstractThis work congregates the environment practical experiences developed in Instituto Estadual Padre Caetano (Santa Maria, RS) with pupils of the third series of basic education. It was developed a work methodology that uses the theater’s dynamics as introduction to a critical analysis of the environment problems. The quantity of Museu Vicente Pallotti and the theater had been tools to show, through infantile stories, the importance of the good relation between the men and man-nature, sensitizing the children for the reality of the way where they live. In the project the Accountants of Histories had worked, that through its narrations, had stimulated the perception of the pupils, and, in such a way, the quarrel of histories in lesson was possible, what, added to the children’s creativity, resulted in a theater of puppets. It can be observed that through counted histories for the actors in the Museum, it had the possibility to sensitize the children for the inserted reality where they are and, in such a way, the theater served like instrument of information and participation and the museum like a support for the dramatic action, as playful form.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMuseupor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.titleMuseu e teatro como práticas de educação ambientalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoEste trabalho reúne as experiências de práticas ambientais desenvolvidas no Instituto Estadual Padre Caetano (Santa Maria, RS) com alunos da terceira série do ensino fundamental. Foi desenvolvida uma metodologia de trabalho que utiliza a dinâmica do teatro como introdução a uma análise crítica dos problemas ambientais. O acervo do Museu Vicente Pallotti e o teatro foram ferramentas para mostrar, através de contos infantis, a importância da boa relação entre os homens e entre homem-natureza, sensibilizando as crianças para a realidade do meio em que vivem. No projeto trabalharam os Contadores de Histórias, que através de suas narrações, estimularam a percepção dos alunos, e, desta forma, foi possível a discussão das histórias em aula, o que, somado à criatividade das crianças, resultou em um teatro de fantoches. Pode-se observar que através das histórias contadas pelos atores no Museu, houve a possibilidade de sensibilizar as crianças para a realidade em que estão inseridas e, desta forma, o teatro serviu de instrumento de informação e participação e o museu de apoio para a ação teatral, como forma lúdica.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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