dc.contributor.advisor | Noguera, Jorge Orlando Cuéllar | |
dc.creator | Londero, Lauren Kleinert | |
dc.date.accessioned | 2016-12-30T12:12:03Z | |
dc.date.available | 2016-12-30T12:12:03Z | |
dc.date.issued | 2007-12-21 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2452 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | This work congregates the environment practical experiences developed in
Instituto Estadual Padre Caetano (Santa Maria, RS) with pupils of the third series of
basic education. It was developed a work methodology that uses the theater’s
dynamics as introduction to a critical analysis of the environment problems.
The quantity of Museu Vicente Pallotti and the theater had been tools to show,
through infantile stories, the importance of the good relation between the men and
man-nature, sensitizing the children for the reality of the way where they live.
In the project the Accountants of Histories had worked, that through its
narrations, had stimulated the perception of the pupils, and, in such a way, the
quarrel of histories in lesson was possible, what, added to the children’s creativity,
resulted in a theater of puppets.
It can be observed that through counted histories for the actors in the
Museum, it had the possibility to sensitize the children for the inserted reality where
they are and, in such a way, the theater served like instrument of information and
participation and the museum like a support for the dramatic action, as playful form. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Museu | por |
dc.subject | Teatro | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.title | Museu e teatro como práticas de educação ambiental | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | Este trabalho reúne as experiências de práticas ambientais desenvolvidas no
Instituto Estadual Padre Caetano (Santa Maria, RS) com alunos da terceira série do
ensino fundamental. Foi desenvolvida uma metodologia de trabalho que utiliza a
dinâmica do teatro como introdução a uma análise crítica dos problemas ambientais.
O acervo do Museu Vicente Pallotti e o teatro foram ferramentas para mostrar,
através de contos infantis, a importância da boa relação entre os homens e entre
homem-natureza, sensibilizando as crianças para a realidade do meio em que
vivem.
No projeto trabalharam os Contadores de Histórias, que através de suas
narrações, estimularam a percepção dos alunos, e, desta forma, foi possível a
discussão das histórias em aula, o que, somado à criatividade das crianças, resultou
em um teatro de fantoches.
Pode-se observar que através das histórias contadas pelos atores no Museu,
houve a possibilidade de sensibilizar as crianças para a realidade em que estão
inseridas e, desta forma, o teatro serviu de instrumento de informação e participação
e o museu de apoio para a ação teatral, como forma lúdica. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |