Unidades de ensino potencialmente significativas para a aprendizagem na matemática: um olhar de professores do Rio Grande do Sul a partir de uma oficina pedagógica
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Data
2022-02-18Primeiro coorientador
Leão, Alex Sandro Gomes
Primeiro membro da banca
Damin, Willian
Segundo membro da banca
Garcia, Isabel Krey
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa tem por objetivo principal investigar como se desenvolve a construção de
Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) para o ensino de conteúdos de
Matemática com professores de diferentes níveis de ensino, a partir de uma Oficina Pedagógica
sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC). Os estudos foram desenvolvidos
no decorrer de dois semestres letivos, com parceria entre duas instituições de ensino, a
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e a Universidade Federal de Santa Maria
(UFSM). No primeiro semestre de 2020, foi trabalhado sobre as Metodologias Ativas, essa
etapa ficou a cargo dos professores da Unipampa – Campus de Itaqui, e, na sequência, no
segundo semestre, deu-se continuidade com as Oficinas Pedagógicas sobre Teoria da
Aprendizagem Significativa (TAS), TASC, UEPS e Mapas Conceituais, as quais ficaram a
cargo da autora e da orientadora desta pesquisa, ambas da UFSM, dando ênfase para área da
Educação Matemática. As oficinas foram realizadas de forma remota, devido à pandemia do
COVID-191, visto que precisaram passar por modificações durante seu processo de organização
e aplicação, ao longo do ano de 2020. O estudo em questão teve como foco principal as Oficinas
Pedagógicas, as quais são Fundamentadas na Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica, de
Marco Antônio Moreira, e, também, tem caráter qualitativo, descritivo e interpretativo, visto
que o procedimento metodológico adotado foi o Estudo de Caso. Para o levantamento de dados
foram utilizados questionários, nuvem de palavras, mapas conceituais e avaliações mediante as
UEPS, sendo que a última é usada como recurso de aprendizagem e, também, meio de
avaliação. O desenvolvimento da pesquisa prevê seis etapas: Etapa 1: Revisão Bibliográfica de
Dissertações e Teses sobre as UEPS, no período dos últimos 5 anos, que envolvam UEPS e
formação de professores em Matemática; Etapa 2: Aplicação de um teste diagnóstico, a fim de
verificar as concepções iniciais dos professores sobre preferências por conteúdos matemáticos
e sobre atribuição de significados e criticidade aos conteúdos trabalhados e conhecer melhor o
público alvo da pesquisa, com relação a sua formação e experiência profissional; Etapa 3:
Elaboração e Desenvolvimento da oficina de formação pedagógica sobre TAS e TASC, com
duração de 70 horas; Etapa 4: Desenvolvimento de uma UEPS para o ensino de conteúdos
matemáticos trabalhados pelos professores participantes da oficina; Etapa 5: Análise do
processo de construção das UEPS pelos professores participantes das oficinas; e, Etapa 6:
Avaliação de todo processo durante as oficinas, considerando os aspectos sequenciais da TASC.
A partir dos dados coletados, foi feita uma análise descritiva e interpretativa do processo da
construção das UEPS, levando em consideração os esquemas de codificação de processo,
segundo Bogdan e Biklen, usados para colocar os dados em estudo de forma organizacional.
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