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dc.contributor.advisorSouza, Adriano Mendonça
dc.creatorLírio, Gilvete Silvania Wolff
dc.date.accessioned2016-12-30T12:26:14Z
dc.date.available2016-12-30T12:26:14Z
dc.date.issued2007-03-26
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2453
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa, RS, 2007por
dc.description.abstractAccording to the perception of some theories, the focus of the enterprises theses days is on the satisfaction of its clients, which means developing products and offering services that match the customers’ needs and desires. The purpose of the present work was to assess the clients satisfaction of O Mensageiro, which is a newspaper based in the northwest of the state of Rio Grande do Sul, after they have been served. In order to do so, a questionnaire was developed and this was split into two parts: the first with data related to the enterprise and the second with questions about the satisfaction with the service rendered. Initially, the descriptive analysis was used, followed by a crossing of the most significant variables of the first part of the questionnaire, providing a profile of the advertising companies. After that, an analysis of the second part of the questionnaire was carried out, where multivaried methods were used, including the Factor Analysis and the Principal Components Analysis, in order to identify which were the most statistically relevant variables shown by the factorial plans after the extraction of the principal components. The number of original variables consisted of 12 variables and after the application of the methods mentioned above only 3 were studied. After applying the multivaried methods it was possible to conclude that the O Mensageiro clients choose this means of communication for the price and the investment payback, they also check that the advertisement published reaches its goals and finally they take into consideration the services of the agent who servers them. The results obtained will be used by the enterprise to improve its performance and the quality of the services rendered to its clients, and therefore, to increase its profits.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSatisfação dos clientespor
dc.subjectEstatística descritivapor
dc.subjectAnálise fatorialpor
dc.subjectAnálise de componentes principaispor
dc.titleAvaliação da satisfação dos clientes/anunciantes de um veículo de comunicação sob ótica da análise multivariadapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEstatística e Modelagem Quantitativapor
dc.description.resumoSegundo a percepção de algumas teorias, o enforque principal das empresas no âmbito atual é a satisfação do cliente, ou seja, desenvolver produtos ou ofertar serviços que atendam as necessidades e os desejos dos clientes. Esse trabalho procurou avaliar a satisfação dos clientes do Jornal O Mensageiro, localizado na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, após o recebimento de um determinado serviço. Para isso, procedeuse a elaboração de um questionário, o qual foi dividido em duas partes: a primeira contemplando dados relacionados à empresa, e a segunda parte com perguntas acerca da satisfação do serviço recebido. Inicialmente, procedeu-se ao uso da estatística descritiva, e ao cruzamento entre as variáveis mais significativas na primeira parte do questionário, fornecendo um perfil das empresas anunciantes. Posteriormente, partiu-se para a análise da segunda parte do questionário, onde recorreu-se aos métodos multivariados, dentre eles a Análise Fatorial e a Análise de Componentes Principais, para identificar quais as variáveis de maior relevância estatística mostrado através dos planos fatoriais após a extração das componentes principais.O número de variáveis originais foi composto de 12 variáveis que, após a aplicação dos métodos suplacitados estudou-se apenas 3 variáveis. Após a aplicação dos métodos multivariados pode-se concluir que os clientes do Jornal O Mensageiro escolhem esse veículo de comunicação pelo preço, retorno do investimento e se o anúncio publicado atingiu os objetivos e por fim o atendimento do agente que os atende.Os resultados obtidos serão usados pela empresa para melhorar o atendimento e o desempenho frente aos seus clientes, trazendo, assim, um retorno financeiro em maiores proporções.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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