dc.contributor.advisor | Bridi, Fabiane Romano de Souza | |
dc.creator | Gontan, Alessandra Alberici | |
dc.date.accessioned | 2022-05-30T11:30:08Z | |
dc.date.available | 2022-05-30T11:30:08Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24550 | |
dc.description.abstract | This research had as objective to analise pedagogical pratices in special education in
the context of school inclusion developed in the municipal school network of Santa
Maria/RS, after tem years of implementation of the national Policy of education on
the perspective os inclusive education. Developed in a qualitative approach, the
research have as a production instrument of analitic material semi structured
interviews, that were realized whit two special education teachers who act 40 hours
at the same school. The intention of looking to the narrative of the teachers was be
able to observe how they organize their work inside of the school context, which are
the strategies and accessibility resources used, and how the politics reverberates on
this configuration. As mainly results it’s possible to highlight the existence of ways of
organization in common between both teachers, that are effectived in consonance
with the Policy orientations, where can be pointed the use of accessibility resources
to eliminate barriers for the full participations of the students; the special education
attendance, as main service of special education; and the attempt of articulation
between special education teachers and of the common education. Beyond this, are
highlighted ways of private organization in which teaching institute, that sometimes
don’t articulate with the Policy orientation. In this perspective, it’s possible to highlight
thtat at tem years of implementation, the Policy prints huge influence on the
organization of pedagogical practices in Special Education, but it will depends on
how the school can organize itself to answer the predicted orientations. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Rede municipal de ensino | por |
dc.subject | Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas em Educação Especial | por |
dc.title | Práticas pedagógicas em Educação Especial: configurações possíveis | por |
dc.title.alternative | PEDAGOGICAL PRACTICES IN SPECIAL EDUCATION: POSSIBLE CONFIGURATIONS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura Plena - Educação Especial | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo analisar práticas pedagógicas em educação especial no contexto de inclusão escolar desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, após dez anos da implementação da Política Nacional de
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Desenvolvida em uma abordagem qualitativa, a pesquisa tem como instrumento de produção de material analítico entrevistas semiestruturadas, as quais foram realizadas com duas
professoras de Educação Especial que atuam 40 horas na mesma escola. A intenção de olhar para as narrativas das professoras foi poder observar como elas organizam seu trabalho dentro do contexto escolar, quais as estratégias e recursos
de acessibilidade são utilizados, e como a Política reverbera nessa configuração. Como principais resultados, é possível destacar a existência de formas de organização comuns pelas duas professoras, que se efetivam em consonância com
as orientações da Política, onde podem ser destacadas o uso de recursos de acessibilidade para a eliminação de barreiras para a plena participação dos alunos; o Atendimento Educacional Especializado, como principal serviço da Educação Especial; e a tentativa de articulação entre os professores de Educação Especial e do ensino comum. Para além disso, destacam-se formas de organização particulares a cada instituição de ensino, que por vezes não se articulam com as orientações da
Política. Nesta perspectiva, é possível destacar que aos dez anos de implementação, a Política imprime grande influência sobre a organização das práticas pedagógicas em Educação Especial, mas vai a depender de como a escola consegue se organizar para atender as orientações previstas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |