Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBridi, Fabiane Romano de Souza
dc.creatorGontan, Alessandra Alberici
dc.date.accessioned2022-05-30T11:30:08Z
dc.date.available2022-05-30T11:30:08Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24550
dc.description.abstractThis research had as objective to analise pedagogical pratices in special education in the context of school inclusion developed in the municipal school network of Santa Maria/RS, after tem years of implementation of the national Policy of education on the perspective os inclusive education. Developed in a qualitative approach, the research have as a production instrument of analitic material semi structured interviews, that were realized whit two special education teachers who act 40 hours at the same school. The intention of looking to the narrative of the teachers was be able to observe how they organize their work inside of the school context, which are the strategies and accessibility resources used, and how the politics reverberates on this configuration. As mainly results it’s possible to highlight the existence of ways of organization in common between both teachers, that are effectived in consonance with the Policy orientations, where can be pointed the use of accessibility resources to eliminate barriers for the full participations of the students; the special education attendance, as main service of special education; and the attempt of articulation between special education teachers and of the common education. Beyond this, are highlighted ways of private organization in which teaching institute, that sometimes don’t articulate with the Policy orientation. In this perspective, it’s possible to highlight thtat at tem years of implementation, the Policy prints huge influence on the organization of pedagogical practices in Special Education, but it will depends on how the school can organize itself to answer the predicted orientations.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRede municipal de ensinopor
dc.subjectPolítica Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusivapor
dc.subjectPráticas pedagógicas em Educação Especialpor
dc.titlePráticas pedagógicas em Educação Especial: configurações possíveispor
dc.title.alternativePEDAGOGICAL PRACTICES IN SPECIAL EDUCATION: POSSIBLE CONFIGURATIONSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLicenciatura Plena - Educação Especialpor
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar práticas pedagógicas em educação especial no contexto de inclusão escolar desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, após dez anos da implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Desenvolvida em uma abordagem qualitativa, a pesquisa tem como instrumento de produção de material analítico entrevistas semiestruturadas, as quais foram realizadas com duas professoras de Educação Especial que atuam 40 horas na mesma escola. A intenção de olhar para as narrativas das professoras foi poder observar como elas organizam seu trabalho dentro do contexto escolar, quais as estratégias e recursos de acessibilidade são utilizados, e como a Política reverbera nessa configuração. Como principais resultados, é possível destacar a existência de formas de organização comuns pelas duas professoras, que se efetivam em consonância com as orientações da Política, onde podem ser destacadas o uso de recursos de acessibilidade para a eliminação de barreiras para a plena participação dos alunos; o Atendimento Educacional Especializado, como principal serviço da Educação Especial; e a tentativa de articulação entre os professores de Educação Especial e do ensino comum. Para além disso, destacam-se formas de organização particulares a cada instituição de ensino, que por vezes não se articulam com as orientações da Política. Nesta perspectiva, é possível destacar que aos dez anos de implementação, a Política imprime grande influência sobre a organização das práticas pedagógicas em Educação Especial, mas vai a depender de como a escola consegue se organizar para atender as orientações previstas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples