As narrativas produzidas sobre os alunos com autismo: uma análise de documentos escolares
Resumo
A presente pesquisa tem como temática as narrativas produzidas em estudantes com autismo em documentos escolares. Por mais haja uma expansão e a evolução das discussões sobre a inclusão escolar desses sujeitos, ainda é um desafio superar os mitos, preconceitos e práticas homogêneas marcadas por conteúdos e métodos comportamentais. Tendo isso em vista este trabalho tem como objetivo analisar as narrativas produzidas em documentos escolares sobre os processos de aprendizagem de alunos com autismo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental analisando pareceres pedagógicos, estudos de caso e plano de atendimento educacional especializado de dois estudantes com autismo matriculados em uma escola municipal de Santa Maria/RS. Por meio da análise percebeu-se que esses alunos foram narrados por um olhar que pode ser denominado cuidadoso, em que a professora identifica suas habilidades e suas potencialidades atuando nos aspectos de desenvolvimento infantil e utilizando estratégias pedagógicas de acordo com as necessidades desses alunos. Assim, o trabalho pedagógico estimulou a constituição do brincar simbólico, por meio de diversos materiais, sempre junto aos demais professores. Percebeu-se ainda que o brincar constituiu-se como um aspecto principal nas estratégias pedagógicas. Conclui-se que, na inclusão dos alunos com autismo, é necessário desenvolver estratégias pedagógicas para que não se concentrem nos conteúdos mecânicos, mas contemplem produções que vinculem esses sujeitos a outros e ao universo simbólico.