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dc.contributor.advisorRampelotto, Elisane Maria
dc.creatorBoelter, Telma Heloisa Menezes
dc.date.accessioned2022-05-30T11:30:30Z
dc.date.available2022-05-30T11:30:30Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24552
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectMoradores Surdospor
dc.subjectExperiênciaspor
dc.titleExperiência comunicativa e interativa de moradores surdos/deficientes auditivos da CEU II da Universidade Federal de Santa Maria - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Mariapor
dc.degree.graduationLicenciatura Plena - Educação Especial Diurnopor
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, faz parte do programa de disciplinas obrigatórias do Curso de Educação Especial diurno da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, RS. A elaboração de uma pesquisa envolvendo uma das áreas de atuação é condição para obtenção do grau de Licenciada em Educação Especial. Esta temática surgiu, a partir de alguns questionamentos da autora deste trabalho, durante o tempo em que foi moradora da Casa do Estudante Universitário II – CEU II. Como objetivo central investiga a experiência comunicativa, interativa e de convivência entre estudantes surdos e demais moradores ouvintes nos espaços da CEU II e nos serviços oferecidos pela assistência estudantil da UFSM. Para o recolhimento de dados e instrumento de pesquisa deste estudo, optou-se por um questionário elaborado com onze perguntas que visaram em suas questões investigar a experiência comunicativa, interativa e de convivência entre estudantes surdos e demais moradores ouvintes nos espaços da CEU II e nos serviços oferecidos pela assistência estudantil da UFSM. Como referência bibliográfica, legislações (internas da CEU II, nacionais e voltadas aos alunos com baixa renda da UFSM) voltadas às experiências interativas/comunicativas dos sujeitos deste estudo. Os dados foram coletados a partir da vivência de três sujeitos surdos/deficientes auditivos – dois deficientes auditivos e um surdo – que enfrentam o cotidiano como moradores de um espaço onde há predominância de pessoas ouvintes. Os resultados revelam que os sujeitos passam por dificuldades interativas/comunicativas subjetivas a cada alteridade, mesmo que dois deles utilizam como modalidade de comunicação a oralidade e o sujeito que também se comunica por Libras enfrenta obstáculos linguísticos e falta de intérpretes nos espaços deliberativos e nos serviços oferecidos pela assistência estudantil da UFSM.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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