dc.contributor.advisor | Rampelotto, Elisane Maria | |
dc.creator | Boelter, Telma Heloisa Menezes | |
dc.date.accessioned | 2022-05-30T11:30:30Z | |
dc.date.available | 2022-05-30T11:30:30Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24552 | |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Interação | por |
dc.subject | Moradores Surdos | por |
dc.subject | Experiências | por |
dc.title | Experiência comunicativa e interativa de moradores surdos/deficientes auditivos da CEU II da Universidade Federal de Santa Maria - RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura Plena - Educação Especial Diurno | por |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, faz parte do programa de disciplinas
obrigatórias do Curso de Educação Especial diurno da Universidade Federal de
Santa Maria- UFSM, RS. A elaboração de uma pesquisa envolvendo uma das áreas
de atuação é condição para obtenção do grau de Licenciada em Educação Especial.
Esta temática surgiu, a partir de alguns questionamentos da autora deste trabalho,
durante o tempo em que foi moradora da Casa do Estudante Universitário II – CEU
II. Como objetivo central investiga a experiência comunicativa, interativa e de
convivência entre estudantes surdos e demais moradores ouvintes nos espaços da
CEU II e nos serviços oferecidos pela assistência estudantil da UFSM. Para o
recolhimento de dados e instrumento de pesquisa deste estudo, optou-se por um
questionário elaborado com onze perguntas que visaram em suas questões
investigar a experiência comunicativa, interativa e de convivência entre estudantes
surdos e demais moradores ouvintes nos espaços da CEU II e nos serviços
oferecidos pela assistência estudantil da UFSM. Como referência bibliográfica,
legislações (internas da CEU II, nacionais e voltadas aos alunos com baixa renda da
UFSM) voltadas às experiências interativas/comunicativas dos sujeitos deste estudo.
Os dados foram coletados a partir da vivência de três sujeitos surdos/deficientes
auditivos – dois deficientes auditivos e um surdo – que enfrentam o cotidiano como
moradores de um espaço onde há predominância de pessoas ouvintes. Os
resultados revelam que os sujeitos passam por dificuldades
interativas/comunicativas subjetivas a cada alteridade, mesmo que dois deles
utilizam como modalidade de comunicação a oralidade e o sujeito que também se
comunica por Libras enfrenta obstáculos linguísticos e falta de intérpretes nos
espaços deliberativos e nos serviços oferecidos pela assistência estudantil da
UFSM. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |