dc.contributor.advisor | Rampelotto, Elisane Maria | |
dc.creator | Boelter, Telma Heloisa Menezes | |
dc.date.accessioned | 2022-05-30T11:31:00Z | |
dc.date.available | 2022-05-30T11:31:00Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24554 | |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Interação | por |
dc.subject | Moradores Surdos | por |
dc.subject | Experiências | por |
dc.title | Experiência comunicativa e interativa de moradores surdos/deficientes auditivos da CEU II da Universidade Federal de Santa Maria-RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, faz parte do programa de disciplinas obrigatórias do Curso de Educação Especial diurno da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, RS. A elaboração de uma pesquisa envolvendo uma das áreas de atuação é condição para obtenção do grau de Licenciada em Educação Especial. Esta temática surgiu, a partir de alguns questionamentos da autora deste trabalho, durante o tempo em que foi moradora da Casa do Estudante Universitário II – CEU
II. Como objetivo central investiga a experiência comunicativa, interativa e de convivência entre estudantes surdos e demais moradores ouvintes nos espaços da CEU II e nos serviços oferecidos pela assistência estudantil da UFSM. Para o recolhimento de dados e instrumento de pesquisa deste estudo, optou-se por um questionário elaborado com onze perguntas que visaram em suas questões investigar a experiência comunicativa, interativa e de convivência entre estudantes surdos e demais moradores ouvintes nos espaços da CEU II e nos serviços oferecidos pela assistência estudantil da UFSM. Como referência bibliográfica, legislações (internas da CEU II, nacionais e voltadas aos alunos com baixa renda da UFSM) voltadas às experiências interativas/comunicativas dos sujeitos deste estudo. Os dados foram coletados a partir da vivência de três sujeitos surdos/deficientes auditivos – dois deficientes auditivos e um surdo – que enfrentam o cotidiano como moradores de um espaço onde há predominância de pessoas ouvintes. Os resultados revelam que os sujeitos passam por dificuldades interativas/comunicativas subjetivas a cada alteridade, mesmo que dois deles utilizam como modalidade de comunicação a oralidade e o sujeito que também se comunica por Libras enfrenta obstáculos linguísticos e falta de intérpretes nos espaços deliberativos e nos serviços oferecidos pela assistência estudantil da UFSM. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |