Reflexões sobre a presença de profissionais de apoio/monitores em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria - RS
Resumo
O presente estudo tem como objetivo geral conhecer e analisar a atuação de
profissionais de apoio/monitores no contexto de uma escola da Rede Municipal de
Ensino (RME) de Santa Maria- RS. Como objetivos específicos, traçar um
comparativo sobre o número dos profissionais de apoio/monitores nos últimos cinco
anos nas escolas da rede municipal e identificar quais as funções que estes
profissionais desempenham no contexto de uma escola. Para traçar o comparativo,
foi utilizado o levantamento de dados disponibilizados pela Rede municipal de
Ensino de Santa Maria, bem como os dados apresentados por Silva (2015). Para
identificar as funções que os profissionais de apoio/monitores executam, foram
trabalhados com os documentos legais e normativos acerca deste profissional e
utilizei um instrumento de investigação com cinco profissionais de apoio/monitores
de uma determinada escola. A investigação vincula- se em uma abordagem
qualitativa do tipo exploratória descritiva e foi utilizada como instrumento para a
produção de dados a entrevista semiestruturada. Esta foi realizada com cinco
profissionais de apoio/monitores de uma escola da rede municipal a fim de poder
olhar para as atuações dos profissionais dentro de um mesmo espaço escolar com
os sujeitos em situação de inclusão, como também identificar quais compreensões
eles possuem a respeito das atribuições delegadas ao profissional de apoio/monitor.
Com este estudo, verificou- se o aumento do número de profissionais de
apoio/monitores nas escolas da rede municipal de ensino de Santa Maria bem como
o papel que estes profissionais desempenham no contexto escolar vai de encontro
do que consta nos documentos legais e normativos, nos quais são delegadas as
funções exclusivamente de apoio a higiene, alimentação e locomoção.