Proposição de uma UEPS: contribuições para aprendizagem significativa de conceitos de mecânica
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Data
2022-03-31Primeiro membro da banca
Vidmar, Muryel Pyetro
Segundo membro da banca
Luchese, Thiago de Cacio
Metadata
Mostrar registro completoResumo
No presente trabalho uma proposta pedagógica de ensino da Mecânica é apresentada, a partir de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) desenvolvida com o objetivo de investigar quais características deve ter uma UEPS sobre conceitos de Mecânica capaz de contribuir para uma aprendizagem significativa de alunos da 1ª série do Ensino Médio, que servirá de base para criação de um Mundo Virtual 3D. Essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa com enfoque na análise do conteúdo e é fundamentada teoricamente a partir de referenciais específicos relacionados a Teorias de Aprendizagem, sendo elas: Teoria da Mediação, Teoria de Aprendizagem Significativa e a Teoria de Aprendizagem Significativa Crítica. A Revisão Sistemática da Literatura (RSL) está norteada por quatro questões de pesquisa, que englobam a utilização do Mundos Virtuais Tridimensionais (MV3D) para o Ensino de Física sob a perspectiva dos tópicos de aprendizagem abordados, suas formas de aplicação e métodos de avaliação do ensino e aprendizagem. A RSL foi desenvolvida através da busca e análise de artigos, teses e dissertações publicados em Periódicos Acadêmico-Científicos e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) que tratam da construção e utilização de MV3D no âmbito educacional, com foco no ensino de Física. As fases da RSL: Definição, Execução e Análise, forneceram um panorama da pesquisa sobre o tema na área de ensino de física/educação em ciências, com a indicação das principais características dos estudos, sendo elas conteúdos e plataformas utilizadas no desenvolvimento e utilização do MV3D, bem como suas contribuições e potencialidades no processo de ensino e aprendizagem de Física. Apesar do caráter exploratório desta pesquisa, a mesma tem por objetivo principal, caracterizar as produções da área, relacionados ao tema já destacado. Além disso, nossa proposição didática pode ser resumida apresentando as seguintes características: primeiro a importância em buscar por pré-concepções adquiridas em física dos alunos do 1° ano do ensino médio; segundo o planejamento de atividades práticas experimentais pelo professor para construção dos conceitos fundamentais e das Leis da Física; terceiro a importância da orientação do professor nas conclusões dos alunos ao desenvolver as atividades práticas relacionadas com os conceitos físicos de força, movimento, leis de Newton, atração gravitacional, a fim de explicar a dinâmica e funcionamento dos brinquedos da pracinha (balanço, gangorra, escorregador e gira-gira). Nesse sentido, a UEPS é estruturada a partir de oito passos descritos por Moreira (2016), direcionados para atividades didáticas reais a fim de que o aluno possa aprender “a física da pracinha”.
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