O avanço da internacionalização abrangente sob diferentes pontos de análise: um estudo com instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul
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Data
2021-12-15Primeiro membro da banca
Hahn, Ivanete Schneider
Segundo membro da banca
Silva, Vanessa Almeida da
Terceiro membro da banca
Glasenapp, Sirlei
Quarto membro da banca
Moura, Gilnei Luiz de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O processo de internacionalização do ensino superior não é mais uma dúvida ou possibilidade, é uma certeza e uma necessidade em um mundo globalizado. No entanto, é possível estar envolvido nesse processo de diferentes formas e níveis. A partir disso, diversos países e instituições passaram a investir no desenvolvimento de políticas de internacionalização do ensino superior, passando a ser considerado fator estratégico, por ser o principal meio de geração de conhecimento. No Brasil a internacionalização do ensino superior não é mais uma situação incipiente, mas ainda apresenta números relativamente baixos se comparados a outros países. Para que a internacionalização avance no ensino superior brasileiro, é necessário que as estratégias de internacionalização estejam inseridas no planejamento estratégico das instituições e que a cultura institucional avance para um processo de internacionalização. Nesse sentido surge a comprehensive internationalization (internacionalização abrangente) que tem por iniciativa uma integração das diferentes estratégias institucionais de internacionalização abrangendo toda a instituição, buscando alterar o ethos institucional e os resultados de aprendizagem. Diante do exposto, este estudo busca fornecer um panorama do estágio atual de internacionalização abrangente de seis universidades federais do estado do Rio Grande do Sul. Por meio de uma abordagem multimétodos foram analisadas diferentes fontes que interferem diretamente no desenvolvimento das políticas de internacionalização das instituições. As fontes examinadas são os planos estratégicos institucionais relacionados ao processo de internacionalização, a percepção dos atores institucionais e a legislação utilizada para embasamento dos planos de internacionalização. Entre as fontes analisadas há um foco em políticas e ações relacionadas ao trânsito de pessoas e a consecução de acordos de cooperação com foco em ações de mobilidade. Percebe-se uma priorização de ações do tipo abroad (no exterior), já ações do tipo at home (em casa) são pouco desenvolvidas. A internacionalização do ensino superior brasileiro ainda é caracterizada pela ausência de políticas públicas que norteiem o desenvolvimento do processo de internacionalização das instituições. Entre os atores institucionais a importância da internacionalização é percebida, no entanto existe o sentimento de que ainda é uma atividade desenvolvida por poucas pessoas e mais intrínseca à pós-graduação. Como barreiras para o desenvolvimento do processo de internacionalização abrangente é possível citar ainda a ausência de uma política de formação continuada de docentes, dificuldade em estabelecer um processo de avaliação, a oferta de cursos internacionalizados nas disciplinas e a ausência de variáveis que permitam a mensuração dos resultados de aprendizagem. Diante do exposto os resultados do estudo apontaram que, mesmo de forma tímida, a internacionalização tem avançado nas instituições pesquisadas, no entanto ainda há um longo caminho a ser percorrido até o desenvolvimento de um processo de internacionalização abrangente. O desenvolvimento da presente tese buscou elucidar o panorama atual da internacionalização abrangente no cenário nacional, permitindo a ampliação da análise com estudos futuros sobre a análise individual dos eixos da internacionalização abrangente, a consecução de formas de avaliação da internacionalização abrangente e de resultados de aprendizagem, entre outros tópicos.
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