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dc.contributor.advisorDani, Lúcia Salete Celich
dc.creatorLorenzoni, Rosilãne de Lourenço
dc.date.accessioned2017-01-02T11:34:09Z
dc.date.available2017-01-02T11:34:09Z
dc.date.issued2007-12-21
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2457
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectConflitospor
dc.subjectRelação pedagógicapor
dc.titleO papel dos gestores escolares frente aos conflitos educacionais na relação pedagógicapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta pesquisa é resultado de um trabalho de monografia. O objetivo foi investigar como os gestores escolares compreendem os conflitos que surgem na relação pedagógica, suas causas, conseqüências e possíveis alternativas para resolução dos mesmos.A base teórica está fundamentada em autores como: Vinyamata (2005), Sastre e Moreno (2002), De Vries e Zan (1998), Luce e Medeiros (2006) e outros. Os dados coletados foram compreendidos e interpretados dentro de uma metodologia de abordagem qualitativa. O tipo de pesquisa foi um estudo de caso, realizado em uma escola pública de periferia do sistema municipal de ensino. O instrumento de coleta de dados foi: o questionário, aplicado aos gestores escolares. Foi possível constatar que, segundo os autores estudados e de acordo com as respostas do questionário aplicado aos gestores de uma determinada escola pública, os conflitos educacionais fazem parte do cotidiano escolar e que as soluções para resolução dos mesmos devem ser encontradas pelos envolvidos nos conflitos, a fim de que os mesmos não voltem a acontecer.Nesse sentido, considera-se prioritário aos gestores escolares, responsáveis por toda dinâmica da ação educativa, trabalhar com uma gestão democrática, na qual o projeto político-pedagógico seja elaborado e construído através da participação de toda comunidade escolar, contribuindo para que a escola ofereça um ensino de qualidade e juntos busquem resolver os conflitos que surgem no ambiente escolar. Assim chegaremos a uma educação verdadeiramente comprometida em atender as necessidades e anseios dos alunos, de forma a conscientizá-los da importância de se tornarem cidadãos críticos, criativos, responsáveis e capazes de interferir na realidade buscando uma sociedade mais justa, mais humana, mais democrática e mais igualitária e uma práxis educativa comprometida com a formação da cidadania e com a resolução dos conflitos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • História do Brasil [51]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em História do Brasil

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