dc.contributor.advisor | Jaeger, Angelita Alice | |
dc.creator | Santiago, Mariani Guedes | |
dc.date.accessioned | 2014-05-13T14:17:21Z | |
dc.date.available | 2014-05-13T14:17:21Z | |
dc.date.issued | 2013-08-29 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/245 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Pesquisa em Movimento Humano, Sociedade e Cultura, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | The present study aimed to discuss the themes body, gender, sexuality and coeducation along with the teachers of early years education in a state school in Santa Maria - RS. The survey sought to ascertain the knowledge of teachers concerning the subjects body, gender, sexuality and coeducation? And how is it possible to discuss these issues in order to contribute to the pedagogical practice of teachers with a view to teaching coeducational? From these questions the study aimed to discuss the representations of body, gender, sexuality and coeducation in physical education classes with the teachers. Characterized as qualitative, this research has made use of a semi structured questionnaire and a workshop in order to obtain the data which were later analyzed based on the theoretical framework adopted by us. For the workshops, first we take based on the questionnaire responses, thereafter, conduct a meeting every month to discuss the issues, totaling four meetings between the months from April to July 2012. The results indicate that most teachers have demonstrated some knowledge about the issues, even if their initial training has not given opportunity for a deepening able to guarantee security for teachers to address issues with quality in classrooms. However, we emphasize the importance of these issues are present in the basic education, not so isolated and sporadic, but a constituent of the school curriculum. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Corpo | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Sexualidade | por |
dc.subject | Coeducação | por |
dc.subject | Professoras | por |
dc.title | Corpo, gênero e sexualidade: um diálogo com as professoras dos anos iniciais | por |
dc.title.alternative | Body, gender and sexuality: a dialogue with the teachers of the early years | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Pesquisa em Movimento Humano, Sociedade e Cultura | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho buscou discutir os temas corpo, gênero, sexualidade e coeducação juntamente com as docentes dos anos iniciais de ensino de uma escola estadual de Santa Maria - RS. A pesquisa procurou saber qual o conhecimento das docentes acerca dos temas corpo, gênero, sexualidade e coeducação? E de que maneira é possível discutir essas temáticas de forma a contribuir na prática pedagógica das docentes com vista a um ensino coeducativo? A partir destes questionamentos o estudo objetivou problematizar as representações de corpo, gênero, sexualidade e coeducação nas aulas de educação física junto às docentes. Caracterizada como qualitativa, a presente investigação fez uso de um questionário semiestruturado e uma oficina como forma de obtenção dos dados que posteriormente foram analisados com base no referencial teórico adotado por nós. Para a realização das oficinas, primeiramente tomamos como base as respostas dos questionários, a partir de então, realizamos um encontro por mês para discussão dos temas, totalizando quatro encontros entre os meses de abril a julho de 2012. Os resultados apontam que a maioria das professoras demonstrou ter algum conhecimento acerca dos temas, mesmo que sua formação inicial não tenha oportunizado um aprofundamento capaz de garantir às docentes a segurança para abordar os temas com qualidade nas salas de aula. Contudo, destacamos a importância desses assuntos estarem presentes na educação básica, não de maneira isolada e esporádica, mas sim constituinte do currículo escolar. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |