Entre o pedagógico e o político: pensando contra-hegemonia e educação popular a partir do Práxis - coletivo de educação popular (Santa Maria - RS)
View/ Open
Date
2021-07-29Primeiro membro da banca
Picolotto, Everton Lazzaretti
Segundo membro da banca
Vitória, Fernando Bilhalva
Metadata
Show full item recordAbstract
O Práxis é um coletivo de educação popular, organizado como cursinho preparatório para o ENEM, vinculado à Universidade Federal de Santa Maria como projeto de extensão, que reivindica a educação popular como perspectiva político-pedagógica e organiza-se a partir da autogestão. Esta pesquisa objetiva compreender o movimento através do qual o coletivo (re)afirma o caráter popular do projeto e se projeta como movimento social. Além de revisão bibliográfica, foram realizadas análise documental e entrevistas semiestruturadas com os(as) educadores(as), bem como com um dos coordenadores do projeto, a fim de apreender tanto as percepções dos membros do Práxis acerca da educação popular e dos objetivos do projeto, quanto as estratégias mobilizadas pelos(as) educadores(as) nesse processo, como a inserção nos subprojetos de cunho social, as atividades paradidáticas, os “aulões” interdisciplinares e os espaços formativos internos. Foi possível observar que essas estratégias envolvem tanto a desnaturalização, junto aos educadores(as) e educandos(as), de elementos próprios da sociabilidade burguesa e da educação tida como tradicional, quanto a projeção do Práxis para além dos muros da universidade, inserindo-se nas mobilizações e lutas sociais e levando uma perspectiva popular aos projetos nos quais se insere, notadamente junto ao sistema prisional. Foi possível concluir que através desse movimento o Práxis se constitui em um importante agente da democratização da cultura e da educação em Santa Maria - RS, tanto através das aulas preparatórias para o ENEM quanto dos projetos e atividades nos quais se insere, bem como em um agente político, inserido nas mobilizações sociais locais e formando educadores(as) comprometidos com uma educação que seja capaz de auxiliar os sujeitos das classes populares em sua emancipação e humanização.
Collections
The following license files are associated with this item:
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
A saúde popular comunitária e o Projeto Casa do Caminho: construindo a saúde integral com base em saberes ancestrais e decoloniais em comunidades rurais e de periferias urbanas da região sul do RS
Ferreira, Fernanda de Figueiredo (2023-11-21)O trabalho procura entender as experiências em estudo, tecendo elementos para compreender como os saberes ancestrais, por meio da reconstrução desses corpos-território negros, histórias de vida, de conhecimento e de saberes, ... -
Estudo da audiência feminina de classe popular do Programa Ponto e Contra Ponto
Moraginski, Adriana Rigo (2007-02)O presente trabalho procura analisar a audiência feminina, de classe popular, do Programa Ponto e Contra Ponto, da Rádio Noroeste AM, de Santa Rosa. O estudo busca a compreensão do caráter informativo/jornalístico do ... -
A atividade projetual do arquiteto orientando o desenho de mobiliário em habitações populares
Martinelli, Raquel (2005-03-24)O plano de urbanização nacional do início do século XX acabou por segregar os diversos segmentos da sociedade, culminando com o processo de formação das grandes periferias sem infra-estrutura. Um século mais tarde, somos ...