Mostrar registro simples

dc.creatorSilveira, Amanda Santos
dc.date.accessioned2022-06-07T14:00:19Z
dc.date.available2022-06-07T14:00:19Z
dc.date.issued2020-02-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24642
dc.description.abstractDesires and necessities guide this work. The desire to dance also with words and the need to highlight and problematize blackness in the academic space. The text is thought, danced and written through the artistic knowledge of Dance in dialogue with the anthropological, sociological and political studies of the Social Sciences. The main objective of this study is to understand the identity processes of black inviduals in undergraduate Dance courses at UFSM between 2013 and 2018. Therefore, through an methodological (self)ethnographic approach, I build criticism and tensioning about how this process echoes in the life of other black individuals, given that the notion of blackness defines and redefines itself through the length of the formative trajectory as a whole. The structure of this writing is organized in three chapters, through which I peruse since my personal, formative and artistic trajectory, to the discussions about identity, blackness, affirmative actions and education, especially in higher education. In this writing, I describe the construction of the research universe, experiences in the fieldwork and the trajectory of interlocutors who, linked to the theoretical debate, support the research. As a result, I found that the dance formation of identity processes stood out from the Dancer-Researcher-Interpreter Method and the Somatic Approaches of Movement. At the same time, these processes occur beyond graduation, involving family socialization, integration, behavior, and issues related to black collectives. Finally, on the different conceptions of being black and manifesting blackness, the empirical data pointed out that they are not limited as phenotypic issues, but a part of the experiences lived in the trajectory of each of the interlocutors.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIdentidade negrapor
dc.subjectDançapor
dc.subjectProcessos identitáriospor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectBlack identityeng
dc.subjectDanceeng
dc.subjectIdentity processeseng
dc.subjectHigher educationeng
dc.titleUma (auto)etnografia dançante: trajetórias e processos identitários de artistas negros e negras nos cursos de Dança da UFSMpor
dc.title.alternativeA dancing (self) ethnography: pathways and identity processes of black artists in UFSM Dance courseseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoDesejos e necessidades norteiam este trabalho. O desejo de dançar também com as palavras e a necessidade de evidenciar e problematizar a negritude no espaço acadêmico. O texto é pensado, dançado e escrito através do conhecimento artístico da Dança em diálogo com os saberes antropológicos, sociológicos e políticos das Ciências Sociais. O principal objetivo desse estudo é compreender os processos identitários dos sujeitos negros nos cursos de graduação em Dança da UFSM entre os anos de 2013 e 2018. Para tanto, através de uma abordagem metodológica (auto)etnográfica, construo críticas e tensionamentos sobre como esse processo ecoa na vida de outros sujeitos negros, tendo em vista que a noção de negritude se define e redefine ao longo da trajetória formativa como um todo. A estrutura desta escrita está organizada em três capítulos, ao longo dos quais percorro desde a minha trajetória pessoal, formativa e artística, até às discussões sobre identidade, negritude, ações afirmativas e educação principalmente no ensino superior. Nessa escrita, descrevo a construção do universo de pesquisa, as investidas no trabalho de campo e a trajetória dos interlocutores que, atreladas ao debate teórico, sustentam a pesquisa. Enquanto resultado, constatei que na formação em Dança os processos identitários se destacaram a partir do Método Bailarino- Pesquisador-Intérprete e das Abordagens Somáticas do Movimento. Ao mesmo tempo, tais processos ocorrem para além da graduação, envolvendo socialização familiar, pertencimento, comportamento e questões relacionadas a coletivos negros. Por fim, sobre as diferentes concepções de ser negro e de manifestar a negritude, os dados empíricos apontam que estas não se limitam às questões fenotípicas, mas que fazem parte das experiências vividas na trajetória de cada um dos interlocutores.por
dc.contributor.advisor1Mocellin, Maria Clara
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0663507003477998por
dc.contributor.advisor-co1Braga, Flávio de Campos
dc.contributor.referee1Silva, Eveline Pena da
dc.contributor.referee2Zanini, Maria Catarina Chitolina
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4748809991512421por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentSociologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International