dc.creator | Silveira, Amanda Santos | |
dc.date.accessioned | 2022-06-07T14:00:19Z | |
dc.date.available | 2022-06-07T14:00:19Z | |
dc.date.issued | 2020-02-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24642 | |
dc.description.abstract | Desires and necessities guide this work. The desire to dance also with words and the need to
highlight and problematize blackness in the academic space. The text is thought, danced and
written through the artistic knowledge of Dance in dialogue with the anthropological,
sociological and political studies of the Social Sciences. The main objective of this study is to
understand the identity processes of black inviduals in undergraduate Dance courses at UFSM
between 2013 and 2018. Therefore, through an methodological (self)ethnographic approach, I
build criticism and tensioning about how this process echoes in the life of other black
individuals, given that the notion of blackness defines and redefines itself through the length
of the formative trajectory as a whole. The structure of this writing is organized in three
chapters, through which I peruse since my personal, formative and artistic trajectory, to the
discussions about identity, blackness, affirmative actions and education, especially in higher
education. In this writing, I describe the construction of the research universe, experiences in
the fieldwork and the trajectory of interlocutors who, linked to the theoretical debate, support
the research. As a result, I found that the dance formation of identity processes stood out from
the Dancer-Researcher-Interpreter Method and the Somatic Approaches of Movement. At the
same time, these processes occur beyond graduation, involving family socialization,
integration, behavior, and issues related to black collectives. Finally, on the different
conceptions of being black and manifesting blackness, the empirical data pointed out that they
are not limited as phenotypic issues, but a part of the experiences lived in the trajectory of
each of the interlocutors. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Identidade negra | por |
dc.subject | Dança | por |
dc.subject | Processos identitários | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Black identity | eng |
dc.subject | Dance | eng |
dc.subject | Identity processes | eng |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.title | Uma (auto)etnografia dançante: trajetórias e processos identitários de artistas negros e negras nos cursos de Dança da UFSM | por |
dc.title.alternative | A dancing (self) ethnography: pathways and identity processes of black artists in UFSM Dance courses | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Desejos e necessidades norteiam este trabalho. O desejo de dançar também com as palavras e
a necessidade de evidenciar e problematizar a negritude no espaço acadêmico. O texto é
pensado, dançado e escrito através do conhecimento artístico da Dança em diálogo com os
saberes antropológicos, sociológicos e políticos das Ciências Sociais. O principal objetivo
desse estudo é compreender os processos identitários dos sujeitos negros nos cursos de
graduação em Dança da UFSM entre os anos de 2013 e 2018. Para tanto, através de uma
abordagem metodológica (auto)etnográfica, construo críticas e tensionamentos sobre como
esse processo ecoa na vida de outros sujeitos negros, tendo em vista que a noção de negritude
se define e redefine ao longo da trajetória formativa como um todo. A estrutura desta escrita
está organizada em três capítulos, ao longo dos quais percorro desde a minha trajetória
pessoal, formativa e artística, até às discussões sobre identidade, negritude, ações afirmativas
e educação principalmente no ensino superior. Nessa escrita, descrevo a construção do
universo de pesquisa, as investidas no trabalho de campo e a trajetória dos interlocutores que,
atreladas ao debate teórico, sustentam a pesquisa. Enquanto resultado, constatei que na
formação em Dança os processos identitários se destacaram a partir do Método Bailarino-
Pesquisador-Intérprete e das Abordagens Somáticas do Movimento. Ao mesmo tempo, tais
processos ocorrem para além da graduação, envolvendo socialização familiar, pertencimento,
comportamento e questões relacionadas a coletivos negros. Por fim, sobre as diferentes
concepções de ser negro e de manifestar a negritude, os dados empíricos apontam que estas
não se limitam às questões fenotípicas, mas que fazem parte das experiências vividas na
trajetória de cada um dos interlocutores. | por |
dc.contributor.advisor1 | Mocellin, Maria Clara | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0663507003477998 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Braga, Flávio de Campos | |
dc.contributor.referee1 | Silva, Eveline Pena da | |
dc.contributor.referee2 | Zanini, Maria Catarina Chitolina | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4748809991512421 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Sociologia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |