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dc.contributor.advisorKrum, Myrian Cunha
dc.creatorLima, Gerusa Maria Xavier de
dc.date.accessioned2017-01-03T11:27:07Z
dc.date.available2017-01-03T11:27:07Z
dc.date.issued2005-04-29
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2465
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005.por
dc.description.abstractThis essay aim to represent the realities about the educational practices of the fifth grades classes at the State Basic Education Schools of the Rural area of Caçapava do Sul – RS, pointing qualitatives aspects on the directors, teachers and students view. So that it was search to analyse how the educational practices at the fifth grades are shown in Caçapava do Sul, to verify if they have the same situation; if this practices answer the real needs and interests of the students; to identify the difficulties found by the urban teachers; in develop a curriculum turned to the rural area and how the State Rural Schools are developing their practices , in order to become a part of the society of information and knoledge. The seven Schools researched, all of them located in the rural area, offer classes from first to fifth grades, except one that offers Complete Basic Education. It was stablished contact with different realities of the Schools, with their educational practices, the difficulties and success, provided by the challenges that become from the commitment of educate, respecting the differences and searching for ways to develop a good education that form citizens with autonomy. The school today is walking to a interdisciplinary construction, since as it is searching for change its educational practices, coming from that the idea of all instead of the fragmented teachig, which arouses interest in the students , taking place a positive change of habits, attitudes and behaviour. On the other hand, the study contributed for an exchange of questions among teachers of the same grade but from different schools, and it helps them promoting an exchange of experiences related to the educational practices applied in the classroom.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPráticas educativaspor
dc.subjectComunidade ruralpor
dc.titlePráticas educativas nas quintas séries das escolas estaduais rurais de Cacapava do Sulpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste estudo de cunho qualitativo visa apresentar a realidade das práticas educativas das quinta séries de Escolas Estaduais de Ensino Fundamental da Zona Rural de Caçapava do Sul – RS, na visão de Diretores, Professores e Alunos. Para isto, buscou–se analisar como se apresentam as práticas educativas nas quintas séries (5ªs) das Escolas Estaduais Rurais de Caçapava do Sul, através dos seguintes questionamentos; se estas práticas atendem às reais necessidades e interesses dos alunos, identificar quais as dificuldades encontradas pelos professores do meio urbano, em desenvolver um currículo direcionado ao meio rural e, como as escolas estaduais rurais estão desenvolvendo sua prática, a fim de integrarem–se a sociedade da informação, do conhecimento. As sete escolas pesquisadas, todas localizadas na zona rural, atendem de 1ª a 5 ª séries, exceto uma que atende Ensino Fundamental Completo. Estabeleceu–se contato com diferentes realidades das escolas, através de seus diretores, professores e alunos, buscando através de suas práticas educativas seus referenciais que indicassem o contexto trabalhado procurando caminhos para desenvolver uma educação de qualidade que forme cidadãos com autonomia. A escola hoje está a caminho de um construir interdisciplinar, visto que esteja procurando a mudança de suas práticas pedagógicas, surgindo desta maneira a idéia do global ao invés do ensino fragmentado, a qual desperta interesse dos educandos, acontecendo uma mudança positiva de hábitos, atitudes e comportamentos. Por outro lado, o estudo contribui para que houvesse um intercâmbio de questionamentos entre professores de uma mesma série de diferentes escolas, onde o mesmo promoveu uma troca de experiências em relação as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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