dc.creator | Carboni, Paulo Henrique | |
dc.date.accessioned | 2022-06-09T11:12:46Z | |
dc.date.available | 2022-06-09T11:12:46Z | |
dc.date.issued | 2021-03-08 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24672 | |
dc.description.abstract | Our object of investigation is the possible description of the ethical sense in Merleau-Ponty's Phenomenology of Perception. With Husserl, the philosopher approaches perception from a phenomenological point of view and criticizes a rationality that is separate from the world. This split emerges from empiricist and intellectual understandings of reality. The philosopher offers his criticism by describing perception as our access to the world. This implies that perception has its own cogito, prior to that of objective reflexivity. The result of Merleau-Ponty's investigation is the evidence of the body, described as one’s own body, and the relationship of this body schema to the environment. From here, the philosopher reflects from the standpoint of an incarnate thought, which means a certain review of elements that have been constituted throughout the history of philosophy. Understanding, Philosophy and life are then taken up from the perspective of a reflection on the perceptual cogito. In this debate, it seemed to us that Bernhard Waldenfels' writings converged with Merleau-Ponty's thinking. Waldenfels described a responsive phenomenology proper to the hyperphenomenon of the stranger (Fremd). From this responsive phenomenology, the ethical character of the response to an appeal is evident. We describe, then, the implication of a phenomenology of responsiveness in the Phenomenology of Perception in order to highlight the ethical sense that is established with this strange otherness that is the world that surrounds us. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Sentido ético | por |
dc.subject | Responsividade | por |
dc.subject | Corpo próprio | por |
dc.subject | Merleau-Ponty | por |
dc.subject | Waldenfels | por |
dc.subject | Ethical sense | eng |
dc.subject | Responsiveness | eng |
dc.subject | One’s own body | eng |
dc.title | Corpo e responsividade: implicações éticas da fenomenologia da percepção | por |
dc.title.alternative | Body and responsiveness: ethical implications of the phenomenology of perception | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O nosso objeto de investigação é a possível descrição do sentido ético na Fenomenologia da Percepção, de Merleau-Ponty. Na esteira de Husserl, o filósofo aborda a percepção desde um olhar fenomenológico e critica uma racionalidade que está separada do mundo. Esta cisão é conduzida desde compreensões empiristas e intelectuais da realidade. O filósofo, ao oferecer a sua crítica, descreve a percepção como o nosso acesso ao mundo. Isto implica dizer que a percepção tem um cogito próprio, anterior àquele de uma reflexividade objetiva. O resultado desta investigação de Merleau-Ponty é a evidência do corpo, descrito como corpo próprio, e a relação deste esquema corporal com o ambiente. Nisto, o filósofo reconduz a reflexão filosófica desde um pensamento encarnado, o que significa certa revisão de elementos que se constituíram ao longo da história da filosofia. O entendimento, a filosofia e a vida são retomados desde a reflexão sobre o cogito perceptivo. Neste meio, pareceu-nos que os escritos de Bernhard Waldenfels confluem ao pensamento merleau-pontyano ao descrever uma fenomenologia responsiva, própria ao hiperfenômeno do estranho (Fremd). Desta responsividade, o caráter ético da resposta a um apelo é evidente. Descrevemos, então, a implicação de uma fenomenologia da responsividade na Fenomenologia da Percepção a fim de evidenciar o sentido ético que se estabelece com esta estranha alteridade que é o mundo que nos circunda. | por |
dc.contributor.advisor1 | Fabri, Marcelo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9122803302644811 | por |
dc.contributor.referee1 | Grzibowski, Silvestre | |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro Júnior, Nilo | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6276318164265092 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Filosofia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |