Proposta de modelo de planejamento estratégico para um supermercado no município de Santa Maria - RS
Resumo
Este estudo de caso objetivou a elaboração de um modelo de planejamento estratégico, demonstrando sua importância como ferramenta auxiliadora na tomada de decisões para o Supermercado Royal. Para isso, realizou-se uma pesquisa sobre os principais referenciais teóricos; iniciando por organizações, empresas, gestões, controladoria, tipos de planejamento, planejamento estratégico e, por fim a atividade de supermercado. Posteriormente, procurou-se realizar um estudo para verificar a atual situação da empresa em relação às oportunidades e ameaças existentes no ambiente em que está inserida. Além disso, foram verificadas as atividades no ambiente interno, o que possibilitou o conhecimento dos pontos fortes e fracos existentes na empresa. Após realizadas as análises do ambiente interno e externo, obtiveram-se dados para a definição da missão e visão para uma projeção do futuro. Com isso, foram traçadas questões estratégicas que desencadeiam uma série de ações com o fim de gerar efeitos pré-determinados que otimizem as atividades. Por fim, unindo todos os dados, propõe-se um modelo de planejamento estratégico a partir da verificação dos condicionantes e variáveis externas e internas ao supermercado, para atender às suas necessidades.
Coleções
- TCC Ciências Contábeis [645]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: