dc.contributor.advisor | Silva, Luís Alvaro de Lima | |
dc.creator | Lopes Junior, Alcides Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2022-06-13T14:36:15Z | |
dc.date.available | 2022-06-13T14:36:15Z | |
dc.date.issued | 2016-12-15 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24719 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | The use of simulation systems to train people is fundamental in different areas. Artificial Intelligence (AI) techniques can be exploited in the design and implementation of intelligent resources to provide more realistic and challenging behaviors to the different elements that make
up these simulation systems. Among these techniques, Case-Based Reasoning (CBR) allows
the implementation of dynamic and adaptive intelligent behaviors, in contrast to other techniques commonly used in the development of computer games, such as Rules Based Reasoning.
Although
CBR
techniques are being exploited in the development of computer games, these
techniques are still few exploited in the context of simulation. In this work, a
CBR
system development
framework
to be used in the construction of simulators in the Unity graphics engine
was plan and implemented. Among other characteristics, this
framework
allows to build a case
base, where each case is formed by typical features of a simulation scenario. The
framework
also provides different similarity measures to be applied in the new queries. From this memory
of problem solving experiences, the
framework
allows to implement ways to recover similar
cases to support the solution of problems. To evaluate the developed
framework, an application
about the choice of ammunition for an artillery battery was design and implemented. In this application, was constructed a case base with 1000 (one thousand) different cases and, from them,
tests involving choice of ammunition were performed, obtaining an accuracy over of 60%. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Raciocínio baseado em casos | por |
dc.subject | Simulação | por |
dc.subject | RBC | por |
dc.title | Raciocínio baseado em casos de simulação | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | O emprego de sistemas de simulação para o treinamento de pessoas é fundamental em diferentes
áreas. Técnicas de Inteligência Artificial (IA) podem ser exploradas no projeto e implementação de recursos inteligentes capazes de prover comportamento mais realístico e desafiador aos
diferentes elementos que compõem estes sistemas de simulação. Dentre estas técnicas, Raciocínio Baseado em Casos (Case-Based Reasoning (CBR)) permite implementar comportamentos
inteligentes dinâmicos e adaptáveis, em contraste com outras técnicas comumente utilizadas
no desenvolvimento de jogos de computador, como Raciocínio Baseado em Regras. Embora
técnicas de CBR estejam sendo exploradas no desenvolvimento de jogos de computador, essas
técnicas ainda são poucos exploradas no contexto de simulação. Neste trabalho, um
framework de desenvolvimento de sistemas CBR para ser utilizado na construção de simuladores na engine
gráfica Unity foi planejado e implementado. Entre outras características, este
framework permite construir uma base de experiências (ou casos), onde cada caso é formado por propriedades
típicas de um cenário de simulação. O framework
também disponibiliza diferentes medidas de
similaridade para serem aplicadas na solução de consultas. A partir desta memória de experiências de solução de problemas, o
framework
permite implementar formas de recuperar casos
similares para apoiar a solução de problemas dados. Para avaliar o framework desenvolvido,
uma aplicação sobre o municiamento de uma bateria de artilharia foi projetada e implementada.
Nessa aplicação, uma base de casos com 1000 (mil) diferentes casos foi construída e, a partir
deles, testes envolvendo a solução de problemas de municiamento foram realizados, obtendo
uma acurácia associada aos resultados obtidos superior a 60%. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |