dc.description.resumo | O estudo avaliou o relacionamento da empresa Reni Farmácias com
seus clientes a partir de uma entrevista elaborada para evidenciar os motivos
que levam os consumidores até um dos pontos de vendas da empresa. A rede
Reni Farmácias compõe-se, de seis lojas ou pontos de vendas, sendo que
quatro dessas lojas estão localizadas no centro da Cidade, loja 1 na Praça
Saldanha Marinho; loja 2 na Rua do Acampamento; loja 3 na rua Dr. Bozzano
junto ao Elegância Center Shop, loja 4 na Avenida Rio Branco, loja 5 no Monet
Plaza Shopping localizado no bairro Nossa Senhora de Lourdes, e a loja 6 no
Conjunto Habitacional Tancredo Neves.
A elaboração do artigo foi estruturada, em três partes: quadro referencial
teórico, metodologia e resultados. O referencial teórico que serviu de apoio à
pesquisa e a composição deste artigo reuniu estudos e conceitos relativos ao
marketing, ao comportamento do consumidor, ao valor e satisfação que a
empresa deve conferir a seus clientes e as práticas utilizadas para que se
estabeleça o marketing de relacionamento.
A metodologia definiu, a partir do universo pesquisado, constituído por
todos os clientes da rede Reni Farmácias, estimadas em 33.500 pessoas por
mês, a amostra não probabilística, do tipo acidental, de 300 elementos. Assim
os dados da pesquisa foram coletados através de entrevistas apoiadas em um
questionário aplicado diretamente nas lojas da rede Reni Farmácias, sendo 50
(cinqüenta) questionários em cada um dos seus seis pontos de vendas.
O questionário foi subdividido em duas partes: Dados de Identificação,
que serviram para traçar o perfil sócio-demográfico geral dos entrevistados e
Dados Específicos, que revelaram as motivações, preferências e opiniões dos
clientes sobre o ponto de vendas em que se encontravam, assim como a
importância que estes clientes conferem aos serviços que lhes são oferecidos e
ainda sugestões de melhorias que possam ser implementadas para satisfazer
suas necessidades.
Após a compilação e a análise dos dados contatou-se que entre os
principais motivos para escolha de uma determinada loja da Rede Reni
Farmácias destacam-se, o atendimento dos funcionários, a localização das
lojas (proximidade das residências ou no trajeto rotineiro dos entrevistados) e a
qualidade do ambiente de suas lojas. | por |