Estudo laboratorial de misturas asfálticas mornas com a utilização de aditivos surfactantes
Resumo
ramo da pavimentação está em constante desenvolvimento, procurando atualizar suas técnicas ajustadas à preservação do meio ambiente, assim melhorando as condições de execução e qualidade das misturas, se tornando cada vez mais populares. Em meio as essas técnicas, as misturas mornas apresentam um impacto positivo e vários benefícios quando comparadas às misturas convencionais. O emprego dessas misturas, permite a redução das temperaturas de usinagem e compactação usualmente empregadas nas misturas a quente. Como objetivo dessa pesquisa, foram analisados a partir de ensaios laboratoriais o comportamento das misturas asfálticas mornas, utilizando ligante convencional e aditivos surfactantes. Desse modo, os ensaios de caracterização dos materiais pétreos realizados aprovaram a utilização desses materiais granulares na mistura e os mesmos estão em conformidade com a Faixa A do DAER. A partir do método Marshall, foi possível determinar a porcentagem de ligante asfáltico utilizado e após os corpos de prova moldados, ensaios de estabilidade/fluência foram realizados. Por fim, ainda como metodologia nessa pesquisa realizaram-se ensaios mecânicos como resistência a tração por compressão diametral (RT) e módulo de resiliência (MR). Como resultado, a redução de temperatura de compactação de 15°C e 30°C da mistura referência, nas diferentes composições com os aditivos utilizados trouxeram resultados adequados e valores muito próximos do ligante convencional. Os valores encontrados de RT e MR estão em conformidade com a literatura e os materiais pétreos utilizados apresentam características satisfatórias, podendo ser utilizados na mistura sem necessidade de adequação. Dessa forma, os benefícios das misturas mornas são muitos vantajosos e como comprovado nesse estudo os aditivos surfactantes avaliados são duas opções presentes no mercado.
Coleções
- TCC Engenharia Civil [272]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: