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dc.contributor.advisorRosa, Robson Machado da
dc.creatorVenturini, Laura dal Bem
dc.creatorBarbieri, Simone
dc.date.accessioned2022-06-14T14:35:05Z
dc.date.available2022-06-14T14:35:05Z
dc.date.issued2013-07-26
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24784
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2013por
dc.description.abstractThe present study intended to verify, through the DEA (Data Envelopment Analysis), if the ASO (Accounting Services Office) customers who pay higher accounting fees are the most efficient ones. The research is classified as bibliographic according to the research procedures and as literature according to the objective. The method of approach is considered deductive and the process applied is considered comparative. To achieve the proposed objectives, the DEA-BCC model with inputs and outputs guidance was applied using the ISYDS (Integrated System for Decision Support) software, calculating the standard, inverted, composite and normalized efficiency threshold and also the improving targets for the inefficient customers. Using the standard threshold it was possible to identify the most efficient customers (benchmarks). To improve customer identification and differentiation of the most efficient customer the inverted, composite and normalized threshold were used. To answer the research problem a ranking of customer efficiency score was built up using as guidance the inputs and outputs comparing them to the accounting fees, the classification of efficient and inefficient firms, and the improving targets for the inefficient customers to achieve efficiency. The results show that customers who pay higher accounting fees are not the most efficient ones. As for the improving targets of the inefficient customers they will depend on the ASO evaluation and implementation of the changes as the costs for that are significant.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscritório contábilpor
dc.subjectDEApor
dc.subjectEficiênciapor
dc.subjectClientespor
dc.subjectAccounting firmeng
dc.subjectCustomerseng
dc.subjectEfficiencyeng
dc.titleAvaliação da eficiência dos clientes de uma empresa de serviços contábeis de Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativeEfficiency evaluation of customers of an accounting office in the city of Santa Maria, Rio Grande do Sul stateeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoO presente estudo verificou, por meio da DEA (Análise Envoltória de Dados), se os clientes da ESC (Empresa de Serviços Contábeis) que pagam os maiores honorários contábeis são os mais eficientes. A pesquisa classifica-se, quanto a sua finalidade, em descritiva, e quanto aos meios de investigação, em bibliográfica. O método de abordagem e de procedimento empregados são, respectivamente, o dedutivo e o comparativo. Para alcançar os objetivos propostos, a modelagem DEA-BCC com orientação a inputs e a outputs foi aplicada, por meio do software SIAD (Sistema Integrado de Apoio à Decisão), calculando-se as fronteiras de eficiência padrão, invertida, composta e normalizada e as metas de melhoria dos clientes ineficientes. Pela fronteira padrão foi possível identificar os clientes eficientes (benchmarks). Para melhor discriminação e identificação do cliente mais eficiente os resultados da fronteira invertida, composta e normalizada foram utilizados. Ainda, para responder o problema de pesquisa construiu-se o ranking do score de eficiência dos clientes com orientação a inputs e a outputs comparando com o respectivo honorário contábil, a classificação das empresas eficientes e ineficientes, e a proposição das metas de melhoria para as ineficientes alcançarem a eficiência. Os resultados demonstram que os clientes que pagam os maiores honorários contábeis não são os mais eficientes. Quanto às metas de melhoria dos clientes ineficientes caberá à gestão da ESC avaliar a sua implementação, visto que os valores propostos para as mudanças são bem significativos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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