Estudo comparativo do perfil dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis com seu projeto político pedagógico
Resumen
A formação de um aluno de uma instituição de ensino universitária deve ser planejada e executada ao longo de sua formação, demonstrando os requisitos legais do programa educacional, além das necessidades, propósitos e expectativas da instituição de ensino através do Projeto Político Pedagógico (PPP). Esse PPP tem a função de demonstrar os modos de agir e pensar dos atores presentes em sua construção, expressa a cultura de sua instituição de ensino e, ao mesmo tempo, ajuda a transforma-la. Nesse contexto, este estudo realizou a comparação do perfil esperado e efetivo dos egressos do último ano dos cursos de Ciências Contábeis das universidades federais do estado do Rio Grande do Sul, buscando apontar semelhanças e diferenças e possíveis causas para as discrepâncias percebidas. Especificamente, o trabalho atingiu seus objetivos através da aplicação do método de pesquisa descritiva e aplicada por intermédio de procedimentos técnicos bibliográfica, documental, e o questionário junto aos alunos do último ano dos cursos de Ciências Contábeis das universidades federais do estado do Rio Grande do Sul do ano de 2015. O questionamento da constatação da real aplicabilidade do PPP junto à formação acadêmica foi desenvolvido e validado através da importância da qualificação do ensino-aprendizagem. O questionamento é específico para comparação do perfil esperado e efetivo dos egressos do último ano dos cursos federais de Ciências Contábeis do estado do Rio Grande do Sul, mas poderá ser adaptado para outros cursos ou até mesmo com enfoque nacional.
Colecciones
- TCC Ciências Contábeis [640]
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