dc.contributor.advisor | Pasin, Marcia | |
dc.creator | Lemos, Liza Lunardi | |
dc.date.accessioned | 2022-06-14T14:37:29Z | |
dc.date.available | 2022-06-14T14:37:29Z | |
dc.date.issued | 2015-12-11 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24792 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | Traffic management is nowadays a major relevant subject in the context of smart cities
and an important issue is efficient intersection control. Different techniques can be used to deal
with intersection control in transport networks, aiming to improve service and minimize the
emission of pollutants. In this work, we evaluate different intersections control algorithms in
a transportation network with multiple intersections. The algorithms in question are classified
into two distinct groups: platoon-oriented, to provide efficiency in terms of throughput, and
individual choices-oriented, aiming fairness and focused on minimizing waiting time. The algorithms
were evaluated with the support of computer simulation, using the SUMO (Simulation
of Urban MObility), a simulator specific to transportation networks. Metrics used for evaluation
include throughput and pollutant emissions. It was observed that efficient algorithms flow also
give smaller values for the emissions pollutants. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Redes de transporte | por |
dc.subject | Interseção | por |
dc.subject | Trânsito | por |
dc.subject | Simulação | por |
dc.title | Investigação de algoritmos para o controle de cruzamentos em redes de transporte | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | Gerenciamento do trânsito é um assunto recorrente no contexto de cidades inteligentes
e um ponto importante é a gerência de interseções. Diferentes técnicas podem ser usadas para
controlar interseções em redes de transporte, melhorar o serviço e minimizar a emissão de
poluentes. Este trabalho avalia diferentes algoritmos de controle de interseções em uma rede
de transporte com múltiplas interseções. Os algoritmos em questão pertencem a dois grupos
distintos: orientados a comboios, visando eficiência em termos de vazão, e orientados a escolhas
individuais, visando justiça e minimização do tempo de atendimento. Os algoritmos foram
avaliados com o apoio de simulação computacional, usando a ferramenta SUMO (Simulation
of Urban MObility), específica para redes de transporte. As métricas usadas para a avaliação
incluem cálculo da vazão e emissão de poluentes. Foi observado que algoritmos eficientes em
vazão também fornecem valores mais interessantes para a emissão de poluentes. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |