Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPasin, Marcia
dc.creatorLemos, Liza Lunardi
dc.date.accessioned2022-06-14T14:37:29Z
dc.date.available2022-06-14T14:37:29Z
dc.date.issued2015-12-11
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24792
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2015.por
dc.description.abstractTraffic management is nowadays a major relevant subject in the context of smart cities and an important issue is efficient intersection control. Different techniques can be used to deal with intersection control in transport networks, aiming to improve service and minimize the emission of pollutants. In this work, we evaluate different intersections control algorithms in a transportation network with multiple intersections. The algorithms in question are classified into two distinct groups: platoon-oriented, to provide efficiency in terms of throughput, and individual choices-oriented, aiming fairness and focused on minimizing waiting time. The algorithms were evaluated with the support of computer simulation, using the SUMO (Simulation of Urban MObility), a simulator specific to transportation networks. Metrics used for evaluation include throughput and pollutant emissions. It was observed that efficient algorithms flow also give smaller values for the emissions pollutants.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRedes de transportepor
dc.subjectInterseçãopor
dc.subjectTrânsitopor
dc.subjectSimulaçãopor
dc.titleInvestigação de algoritmos para o controle de cruzamentos em redes de transportepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoGerenciamento do trânsito é um assunto recorrente no contexto de cidades inteligentes e um ponto importante é a gerência de interseções. Diferentes técnicas podem ser usadas para controlar interseções em redes de transporte, melhorar o serviço e minimizar a emissão de poluentes. Este trabalho avalia diferentes algoritmos de controle de interseções em uma rede de transporte com múltiplas interseções. Os algoritmos em questão pertencem a dois grupos distintos: orientados a comboios, visando eficiência em termos de vazão, e orientados a escolhas individuais, visando justiça e minimização do tempo de atendimento. Os algoritmos foram avaliados com o apoio de simulação computacional, usando a ferramenta SUMO (Simulation of Urban MObility), específica para redes de transporte. As métricas usadas para a avaliação incluem cálculo da vazão e emissão de poluentes. Foi observado que algoritmos eficientes em vazão também fornecem valores mais interessantes para a emissão de poluentes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto