Análise do conhecimento sobre plano de negócios em micro e pequenas empresas do setor de panificação e confeitaria
Fecha
2015-07-07Autor
Kegler, Camila
Spolaôr, Felipe Pinto
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
No momento da abertura de uma empresa ou no decorrer do funcionamento da mesma, muitos são os detalhes que devem ser observados para uma gestão eficiente, tais como investimento inicial, clientela, localização, fornecedores, acesso facilitado à crédito empresarial, enquadramento tributário, concorrência, legislação aplicada ao setor, conhecimento das expectativas econômicas futuras, entre outros, os quais podem ser visualizados no plano de negócios direta ou indiretamente. Desta forma, este trabalho pretende analisar o conhecimento a respeito da ferramenta plano de negócios por parte dos micro e pequenos empresários atuantes no setor de panificação e confeitaria, no município de Santa Maria/RS. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de obter conhecimentos teóricos sobre empreendedorismo, micro e pequenas empresas, contabilidade geral e gerencial, planejamento empresarial, plano de negócios, bem como sua importância, público alvo e estruturação, além de uma breve explanação sobre o setor de panificação e confeitaria. Quanto à metodologia, este estudo caracteriza-se como pesquisa descritiva e pesquisa de campo. Para a coleta de dados, foi utilizada a técnica do questionário, aplicada à micro e pequenas padarias e confeitarias. A análise dos resultados demonstra que os empresários, ao constituírem ou adquirirem uma empresa não detém grande conhecimento sobre este instrumento, porém tendem a elaborá-lo ao longo da existência do negócio. Constatou-se ainda, que os gestores não conhecem toda a utilidade que o plano de negócios tem a oferecer, situação esta que deve ser aprimorada.
Colecciones
- TCC Ciências Contábeis [639]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: