Violência de gênero em jogos digitais: observação das interações e percepções das jogadoras no jogo PokeXGames
Resumo
A presente pesquisa trata sobre as violências de gênero dentro do jogo PokeXGames e como são percebidas por jogadoras mulheres. Para compreender as interações e os aspectos dos ambientes virtuais, utilizamos como base teórica os estudos de Fragoso (2008) com o conceito de jogos como terceiros lugares, Hine (2016) e sua compreensão da etnografia para a internet, e Saffioti (2001) para discorrer sobre a violência de gênero. O objetivo desta pesquisa foi entender quais violências de gênero são produzidas nestes ambientes virtuais e nas interações que ocorrem durante o jogo PokeXGames e como as jogadoras percebem as violências de gênero que aparecem nas mensagens no chat dentro do jogo ou que ocorram em ambientes que se estendem através dele. Para entender e analisar as percepções de cinco jogadoras e de um jogador, nos aproximamos de uma metodologia inspirada na etnografia para internet, combinando observação e entrevistas, para as quais foi elaborado um roteiro e foi utilizado o recurso de vídeochamadas individuais. O propósito foi identificar diferentes percepções sobre as violências de gênero, reconhecendo como as experiências dentro do jogo e as trajetórias de cada uma poderiam modificar o entendimento. Desta forma, foi possível concluir que as jogadoras, de modo geral, percebem essas violências, mas nem sempre conseguem identificá-las em suas próprias experiências ou encontram apoio no caso de denúncias dentro do jogo. Os relatos demonstram a necessidade de mais informações e ampla conscientização sobre o tema, e como isso é importante para o combate dessas violências. Destacamos também como a representação feminina é necessária para que os interesses e direitos das mulheres sejam amparados e defendidos também no ambiente dos jogos.
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