Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastro, Rondon Martim Souza de
dc.creatorFruet, Angelo Francisco
dc.date.accessioned2022-06-14T17:07:59Z
dc.date.available2024-06-14T17:07:59Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24821
dc.description.abstractThis paper addresses the theme of political propaganda in contemporary times and focuses on the campaign for the presidency of Jair Bolsonaro carried out on social networks during the electoral period of 2018. The main objective is to know which discursive strategies used by the right candidate were more efficient and how they produced towards the reception. To do this, we will analyze ten speeches Bolsonaro and the main reactions to them on the social network Twitter between the first and the second round of the 2018 election with a hybrid methodology: discourse analysis (CHARAUDEAU, 2006) and discourse analysis, mediated by computer (HERRING, 2004.2012). As a theoretical contribution we will rely on the concepts of post-truth (OXFORD ENGLISH DICTIONARY, 2016); fake News (ALLCOTT AND GENTZKOW, 2017; TANDOC ET AL, 2018); network society (CASTELLS, 1999), biopolitics (FOUCAULT, 1988, 1999; AGAMBEN, 2002); myth (CAMPBELL), humor (BERGSON, 2018), digital swarm (HAN, 2018), political propaganda (DOMENACH, 1975), discourse (CHARADEAU, 2006; ORLANDI, 2016) and production of meaning (VERÓN, 1980). We concluded from our analysis that Bolsonaro based his discursive strategies on fake News centered on biopolitical hatred especially against gays and people deprived of their freedom and also used the strategy of the only enemy, in the Lula case, attacking without naming him. However, the cut analyzed is quite small and for this reason we cannot say that the entire campaign of the current president had these same strategies.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectPropaganda políticapor
dc.subjectJair Bolsonaropor
dc.subjectFake newspor
dc.subjectBiopolíticapor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectPolitical advertisingeng
dc.subjectBiopoliticseng
dc.subjectSocial networkseng
dc.titleEstratégias discursivas e produção de sentido na comunicação política de Jair Bolsonaro na rede social Twitter durante a campanha eleitoral de 2018por
dc.title.alternativeDiscursive strategies and sense production in communication political of Jair Bolsonaro on Twitter social network during election campaign 2018eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social - Publicidade e Propagandapor
dc.description.resumoEste trabalho aborda o tema propaganda política na contemporaneidade e se centra na campanha à presidência de Jair Bolsonaro realizada nas redes sociais durante o período eleitoral de 2018. O objetivo principal é saber que estratégias discursivas usadas pelo candidato de direita foram mais eficientes e como elas produziram sentido na recepção. Para tal, analisaremos dez discursos de Bolsonaro e as principais reações a eles na rede social Twitter entre o primeiro e o segundo turno da eleição de 2018 com uma metodologia hibrida: análise do discurso (CHARAUDEAU,2006) e análise de discurso mediado por computador (HERRING,2004,2012). Como aporte teórico nos apoiaremos nos conceitos de pós-verdade (OXFORD ENGLISH DICTIONARY, 2016); fake News (ALLCOTT E GENTZKOW, 2017; TANDOC ET AL ,2018); sociedade em rede (CASTELLS, 1999), biopolítica (FOUCAULT, 1988, 1999; AGAMBEN, 2002); mito (CAMPBELL), humor (BERGSON, 2018), enxame digital (HAN,2018), propaganda política (DOMENACH,1975), discurso (CHARADEAU ,2006; ORLANDI,2016) e produção de sentido (VERÓN 1980). Concluímos a partir de nossa análise que Bolsonaro baseou suas estratégias discursivas em fake News centradas em ódio biopolitico em especial contra gays e pessoas privadas de liberdade e usou também a estratégia do inimigo único, no caso Lula, atacando sem nomeá-lo. Porém o recorte analisado é bastante reduzido e por esta razão não podemos afirmar que toda a campanha do atual presidente teve estas mesmas estratégias.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto