De volta para o passado-futuro: a releitura de embalagens de cigarro com ênfase nostálgica no legado da indústria fumageira
Resumen
O presente trabalho consiste na elaboração de um projeto experimental que busca fazer uma recriação de embalagens de cigarro antigas, datadas entre as décadas de 1960 e 2000, a partir de uma concepção nostálgica, como estratégia publicitária. Como base teórica, foram estudadas fontes que abordam mais especificamente cada âmbito da proposta. Sobre a nostalgia, são utilizados os estudos de Carvalho (2019) e Sedikides (2008). Dentro do design e criação de embalagens, traz-se Camargo e Negrão (2008) e Mestriner (2002). Já sobre a indústria tabagista, são explorados os textos de Reis (2012), Lobianco (2018) e Campos-Toscano (2017). Enquanto isso, o processo metodológico escolhido para amparar o projeto é o método de criação de embalagens UAM, apresentado por Camargo e Negrão em seu livro “Design de embalagem: do marketing à produção” (2008), que consiste em cinco etapas: caso, problema, hipótese, projeto e produção. Assim, torna-se possível a construção de um projeto de recriação bem estruturado, que siga os princípios nostálgicos que essas carteiras de cigarro remontam, mas dentro da realidade e o contexto atual.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: