Análise da percepção infantil em relação ao consumo e publicidade inserida no YouTube
Resumo
Aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets e computadores, tornaram-se brinquedos para crianças da nova geração, deixando de ser apenas uma forma de distração. Diante do uso cotidiano de equipamentos tecnológicos por crianças é necessário apontar a facilidade de consumo de conteúdos através dos dispositivos móveis, em qualquer lugar, a qualquer hora, por qualquer acesso. Segundo pesquisas relacionadas ao consumo digital infantil (PORTAL IG, 2000), uma das plataformas de mais acesso do público infantil é o YouTube, que desperta o interesse de crianças por ser uma opção dinâmica e de fácil acesso e entendimento, com conteúdos variados e de diferentes fontes produtoras (canais). O consumo de conteúdos no Youtube diferencia-se de assistir um filme em uma plataforma de streaming, em que mais de uma hora provavelmente será necessário para o término do mesmo. No YouTube é fácil, prático, e, acima de tudo, também pode ser perigoso, ainda mais quando o indivíduo não compreende inteiramente aquilo que está consumindo. Partindo do princípio de que o conteúdo consumido por crianças não é inteiramente compreensível, entramos na publicidade, grande aliada de marcas para despertar o interesse de compra de seus produtos por crianças. Em “Publicidade Híbrida”, de Rogério Covaleski (2007), compreendemos essa conexão da publicidade como conteúdo, mesclando além da divulgação do produto, quatro elementos constituintes da hibridicidade: a capacidade de persuasão, o viés entretivo, o nível de interação e estímulo ao compartilhamento. Muitos conteúdos consumidos por crianças na plataforma de streaming YouTube são derivados parcialmente ou totalmente da publicidade, acarretando a necessidade de estudo destes novos formatos do fazer publicitário, que muito encantam crianças. Assim, o presente trabalho procura explorar justamente os formatos publicitários no Youtube em conteúdos voltados ao público infantil, e analisar a percepção infantil sobre a publicidade que está consumindo.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: