Reabilitação de pacientes com desordens de equilíbrio utilizando kinect
Resumen
A reabilitação de pacientes que sofreram lesões no joelho durante uma prática
desportiva é e muitas vezes demorada, podendo afetar diversas habilidades motoras e de
equilíbrio. Como forma complementar de reabilitação destes pacientes, foi proposto neste
trabalho o estudo e implementação de um jogo utilizando o dispositivo Kinect, avaliando sua
usabilidade e eficiência. O Kinect é um dispositivo de captura de imagens permite mapear os
movimentos do paciente para um modelo em três dimensões e assim utilizar este modelo em
um jogo. Este dispositivo possui compatibilidade com diversas engines gráficas, dentre elas a
Unity foi utilizada para o desenvolvimento deste jogo devido a sua compatibilidade com
diversos tipos de modelos em 3D. Além disto, a Unity possui métodos para a conexão com
servidores de bancos de dados, que foram utilizados para enviar informações sobre a forma de
execução dos exercícios realizados pelo paciente para um servidor. Isto permite que
posteriormente possam ser avaliados a execução dos exercícios de reabilitação, com maior
acuidade, auxiliando o fisioterapeuta a determinar o tipo de movimento que o paciente deve
realizar.
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