Gestão de habilidades sociais para estudantes com deficiência intelectual no contexto da educação profissional e tecnológica
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Data
2022-02-09Primeiro membro da banca
Boueri, Iasmin Zanchi
Segundo membro da banca
Santos, Leila Maria Araújo
Terceiro membro da banca
Maraschin, Mariglei Severo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa teve como objetivo geral elaborar e implementar um plano centrado para
estudantes com deficiência intelectual na Educação Profissional e Tecnológica, a fim de
aprimorar as relações sociais destes estudantes em ambientes virtuais, bem como, avaliar os
efeitos da implementação deste plano na formação acadêmica do sujeito. Participaram da
pesquisa quatro estudantes com deficiência intelectual da Educação Profissional e
Tecnológica, seus familiares e acadêmicos de graduação do curso de Educação Especial, os
quais foram identificados com facilitadores acadêmicos. O estudo ocorreu no município de
Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, em uma das unidades de ensino da
Universidade Federal de Santa Maria, que promove e ministra a educação básica, a formação
inicial e continuada, a educação profissional técnica de nível médio e a educação profissional
tecnológica. Por questões do momento pandêmico, a pesquisa foi realizada totalmente de
forma virtual, utilizando os recursos on-line, como a plataforma Google Meet e Whatsapp.
Para obtenção dos dados utilizou-se os seguintes instrumentos: Escala de Intensidade de
Apoio (SIS) e o registro no diário de campo. Para ambos os instrumentos se realizou uma
análise quantitativa, auxiliando na construção do plano interventivo para o estudante com
deficiência. Também foram aplicados o protocolo de observação nas atividades mediadas
pelos facilitadores acadêmicos e por fim o questionário de validade social com os familiares e
responsáveis. Os encontros on-line foram realizados no ano de 2020, pela plataforma do
Google Meet. Os encontros ocorreram semanalmente, com os estudantes, as facilitaras
acadêmicas e a pesquisadora, onde implementamos o plano interventivo com o estudante.
Nesses encontros, buscamos esclarecer dúvidas referentes ao contexto atual e as
orientações sobre as alterações ocorrida no calendário acadêmico. As discussões dos
resultados se deram a partir da análise dos instrumentos aplicados. Sendo possível identificar
o desempenho dos protagonistas como satisfatório em todos as etapas da pesquisa, assim
como salientamos novas possibilidades de aprendizagem aos estudantes com eficiência
intelectual no ambiente virtual.
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