Mostrar registro simples

dc.creatorLehnhart, Gabriela Brutti
dc.date.accessioned2022-06-20T20:14:38Z
dc.date.available2022-06-20T20:14:38Z
dc.date.issued2022-02-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24910
dc.description.abstractThe general objective of this research was to elaborate and implement a plan focused on students with intellectual disabilities in Professsional and Technological Education, in order to improve the social relationships of these students in virtual environments, as well as to evaluate the effects of implementing this plan on the academic formation of the subject. Four students with intellectual disabilities from Professional and Technological Education participated in the research, their families and undergraduate students from the Special Education course, who were identified as academic facilitators. The study took place in the municipality of Santa Maria, in the state of Rio Grande do Sul, in one of the teaching units of the Federal University of Santa Maria, which promotes and teaches basic education, initial and continuing education, high school technical professional education and technological professional education. For reasons of the pandemic moment, the survey was carried out entirely in a virtual way, using online resources, such as the Google Meet and Whatsapp platform. To obtain the data, the following instruments were used: Support Intensity Scale (SIS) and the registration in the field diary. A quantitative analysis was carried out for both instruments, helping to build an intervention plan for students with disabilities. The observation protocol was also applied in the activities mediated by the academic facilitators and, finally, the social validity questionnaire with family members and guardians. Online meetings were held in 2020, through the Google Meet platform. The meetings took place weekly, with the students, the academic facilitators and the researcher, where we implemented the intervention plan with the student. In these meetings, we seek to clarify doubts regarding the current context and the guidelines on the changes occurred in the academic calendar. Discussions of the results were based on the analysis of the instruments applied. It is possible to identify the performance of the protagonists as satisfactory at all stages of the research, as well as highlighting new learning possibilities for students with intellectual disabilities in the virtual environment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectDeficiência intelectualpor
dc.subjectHabilidades sociaispor
dc.subjectProfessional and technological educationeng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectIntellectual disabilityeng
dc.subjectSocial skillseng
dc.titleGestão de habilidades sociais para estudantes com deficiência intelectual no contexto da educação profissional e tecnológicapor
dc.title.alternativeSocial skills management for students with intellectual disabilities in the context of professional and technological educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo geral elaborar e implementar um plano centrado para estudantes com deficiência intelectual na Educação Profissional e Tecnológica, a fim de aprimorar as relações sociais destes estudantes em ambientes virtuais, bem como, avaliar os efeitos da implementação deste plano na formação acadêmica do sujeito. Participaram da pesquisa quatro estudantes com deficiência intelectual da Educação Profissional e Tecnológica, seus familiares e acadêmicos de graduação do curso de Educação Especial, os quais foram identificados com facilitadores acadêmicos. O estudo ocorreu no município de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, em uma das unidades de ensino da Universidade Federal de Santa Maria, que promove e ministra a educação básica, a formação inicial e continuada, a educação profissional técnica de nível médio e a educação profissional tecnológica. Por questões do momento pandêmico, a pesquisa foi realizada totalmente de forma virtual, utilizando os recursos on-line, como a plataforma Google Meet e Whatsapp. Para obtenção dos dados utilizou-se os seguintes instrumentos: Escala de Intensidade de Apoio (SIS) e o registro no diário de campo. Para ambos os instrumentos se realizou uma análise quantitativa, auxiliando na construção do plano interventivo para o estudante com deficiência. Também foram aplicados o protocolo de observação nas atividades mediadas pelos facilitadores acadêmicos e por fim o questionário de validade social com os familiares e responsáveis. Os encontros on-line foram realizados no ano de 2020, pela plataforma do Google Meet. Os encontros ocorreram semanalmente, com os estudantes, as facilitaras acadêmicas e a pesquisadora, onde implementamos o plano interventivo com o estudante. Nesses encontros, buscamos esclarecer dúvidas referentes ao contexto atual e as orientações sobre as alterações ocorrida no calendário acadêmico. As discussões dos resultados se deram a partir da análise dos instrumentos aplicados. Sendo possível identificar o desempenho dos protagonistas como satisfatório em todos as etapas da pesquisa, assim como salientamos novas possibilidades de aprendizagem aos estudantes com eficiência intelectual no ambiente virtual.por
dc.contributor.advisor1Castro, Sabrina Fernandes de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5892665490499253por
dc.contributor.referee1Boueri, Iasmin Zanchi
dc.contributor.referee2Santos, Leila Maria Araújo
dc.contributor.referee3Maraschin, Mariglei Severo
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5714472372491006por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeColégio Técnico Industrial de Santa Mariapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International