dc.contributor.advisor | Lima, Graziela Escandiel de | |
dc.creator | Flores, Letícia de Souza | |
dc.date.accessioned | 2022-06-21T11:25:48Z | |
dc.date.available | 2022-06-21T11:25:48Z | |
dc.date.issued | 2022-02-21 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24913 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | The present study is about the implementation process of the first institution of Early
Childhood Education to attend the integrality of this stage, in the city of Dilermando de
Aguiar, RS. The feasibility came through the federal program PROINFÂNCIA, and from this
juncture, we sought to answer the following problem: How the implementation of the first
institution created to serve children from zero to five years and eleven months of age
contributes to the process of elaborating the curriculum of Early Childhood Education in the
city of Dilermando de Aguiar, RS? In order to seek to answer the research problem, the
general objective was established: To know the implementation processes of the school, as the
first institution to guarantee the integrality of Early Childhood Education, in the municipality
of Dilermando de Aguiar, and to relate the design of the Early Childhood Education
curriculum proposals in the DCNEI. As a methodological possibility, a qualitative approach
was chosen, a case study, in which interviews and document analysis were used as a method
of data collection. As a conclusion, the study points out that a program of this magnitude
helps small municipalities, as in the case in question, help to expand and improve the
structure and proposal of work in Early Childhood Education. In the case of this research, it is
understood that the implementation of PROINFÂNCIA enabled the institution to reorganize
in terms of supply and quality of some organizational and operational processes. At the same
time, it is still necessary to transcend some historical and cultural aspects about the
importance of Early Childhood Education in the schooling process of children and in society. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Proinfância | por |
dc.subject | Child education | eng |
dc.subject | Resume | eng |
dc.subject | Childhood | eng |
dc.title | A trajetória da primeira instituição a atender a educação infantil no município de Dilermando de Aguiar, RS: implementação de uma unidade do proinfância | por |
dc.title.alternative | The trajectory of the first institution to serve child education in the municipality of Dilermando de Aguiar, RS: implementation of a proinfance unit | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | O presente estudo trata-se do processo de implementação da primeira instituição de Educação
Infantil a atender a integralidade dessa etapa, no município de Dilermando de Aguiar, RS. A
viabilidade veio por meio do programa federal PROINFÂNCIA, e a partir dessa conjuntura,
buscou-se responder à seguinte problemática: Como a implementação da primeira instituição
criada para atender crianças de zero a cinco anos e onze meses de idade contribui no processo
de elaboração do currículo da Educação Infantil no Município de Dilermando de Aguiar, RS?
Para buscar responder ao problema de pesquisa, estabeleceu-se o objetivo geral: Conhecer os
processos de implementação da escola, como primeira instituição a garantir a integralidade da
Educação Infantil, no município de Dilermando de Aguiar, e relacionar a concepção de
currículo da Educação Infantil propostas nas DCNEI (2009). Como possibilidade
metodológica optou-se por uma abordagem qualitativa, de um estudo de caso, no qual
utilizou-se como método de coleta de dados a entrevista e análise documental. Como
conclusão, o estudo aponta que um programa dessa envergadura contribui para que
municípios pequenos, como no caso em tela, auxiliam a ampliar e melhorar estrutura e
proposta de trabalho na Educação Infantil. No caso dessa pesquisa, entende-se que a
implementação do PROINFÂNCIA possibilitou à instituição a reorganização em termos de
oferta e qualidade de alguns processos de organização e funcionamento. Ao mesmo tempo,
necessita-se ainda transcender alguns aspectos históricos e culturais sobre a importância da
Educação Infantil no processo de escolarização das crianças e na sociedade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |