dc.contributor.advisor | Menezes, Eliana da Costa Pereira de | |
dc.creator | Trindade, Vanessa Medianeira Canzian | |
dc.date.accessioned | 2022-06-21T11:48:59Z | |
dc.date.available | 2022-06-21T11:48:59Z | |
dc.date.issued | 2022-03-14 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24914 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | The present study has the general objective of analyzing the performance of Special Education students as monitors in common schools in Santa Maria/RS
As a qualitative research, the methodological processes were based on the State of the Art of productions published in the area and a search in public policies about what is stated about the role of the school monitor. In addition, narrative interviews were carried out via Google Meet with four academics from the Special Education course in the day and night modalities who act or acted as monitors during graduation. The interviews started from three initial points: the role that academics played as monitors in schools, their relationship with the regent teacher in the regular classroom and their relationship with the Special Education teacher. From the bibliographic search and the analysis of the interviews, it was possible to see that there is still a divergence between what appears in public policies on the role played by the support professional/school monitor and their functions in the school context. Added to this, it is important to have communication between the subjects who work in schools so that there is greater favoring of inclusive processes. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Monitor escolar | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | School monitor | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.title | Efeitos da atuação de acadêmicas de educação especial como monitoras no processo de inclusão escolar | por |
dc.title.alternative | Effects of the performance of special education academics as monitor in the school inclusion process | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo geral analisar a atuação de acadêmicos(as) de Educação Especial na função de monitor em escolas comuns de Santa Maria/RS. Sendo uma pesquisa de cunho qualitativo, os processos metodológicos se deram a partir de Estado da Arte de produções publicadas na área e uma busca nas políticas públicas sobre o que consta a respeito do papel do monitor escolar. Somado a isto, realizou-se entrevistas narrativas via Google Meet com quatro acadêmicas do curso de Educação Especial nas modalidades diurno e noturno que atuam ou atuaram como monitoras durante a graduação. As entrevistas partiram de três pontos iniciais: o papel que as acadêmicas desempenhavam como monitoras nas escolas, sua relação com a professora regente em sala de aula regular e sua relação com a professora de Educação Especial. A partir da busca bibliográfica e das análises das entrevistas foi possível visualizar que, ainda há uma divergência entre o que consta nas políticas públicas sobre o papel desempenhado pelo profissional de apoio/monitor escolar e suas funções no contexto escolar. Somado a isto, é importante haver uma comunicação entre os sujeitos que atuam nas escolas para que assim haja maior favorecimento dos processos inclusivos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |