Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMenezes, Eliana da Costa Pereira de
dc.creatorTrindade, Vanessa Medianeira Canzian
dc.date.accessioned2022-06-21T11:48:59Z
dc.date.available2022-06-21T11:48:59Z
dc.date.issued2022-03-14
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24914
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2022.por
dc.description.abstractThe present study has the general objective of analyzing the performance of Special Education students as monitors in common schools in Santa Maria/RS As a qualitative research, the methodological processes were based on the State of the Art of productions published in the area and a search in public policies about what is stated about the role of the school monitor. In addition, narrative interviews were carried out via Google Meet with four academics from the Special Education course in the day and night modalities who act or acted as monitors during graduation. The interviews started from three initial points: the role that academics played as monitors in schools, their relationship with the regent teacher in the regular classroom and their relationship with the Special Education teacher. From the bibliographic search and the analysis of the interviews, it was possible to see that there is still a divergence between what appears in public policies on the role played by the support professional/school monitor and their functions in the school context. Added to this, it is important to have communication between the subjects who work in schools so that there is greater favoring of inclusive processes.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectMonitor escolarpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectSchool monitoreng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleEfeitos da atuação de acadêmicas de educação especial como monitoras no processo de inclusão escolarpor
dc.title.alternativeEffects of the performance of special education academics as monitor in the school inclusion processeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo geral analisar a atuação de acadêmicos(as) de Educação Especial na função de monitor em escolas comuns de Santa Maria/RS. Sendo uma pesquisa de cunho qualitativo, os processos metodológicos se deram a partir de Estado da Arte de produções publicadas na área e uma busca nas políticas públicas sobre o que consta a respeito do papel do monitor escolar. Somado a isto, realizou-se entrevistas narrativas via Google Meet com quatro acadêmicas do curso de Educação Especial nas modalidades diurno e noturno que atuam ou atuaram como monitoras durante a graduação. As entrevistas partiram de três pontos iniciais: o papel que as acadêmicas desempenhavam como monitoras nas escolas, sua relação com a professora regente em sala de aula regular e sua relação com a professora de Educação Especial. A partir da busca bibliográfica e das análises das entrevistas foi possível visualizar que, ainda há uma divergência entre o que consta nas políticas públicas sobre o papel desempenhado pelo profissional de apoio/monitor escolar e suas funções no contexto escolar. Somado a isto, é importante haver uma comunicação entre os sujeitos que atuam nas escolas para que assim haja maior favorecimento dos processos inclusivos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [290]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto