Implementação de estratégias de comportamento para agentes em uma simulação 3D de futebol
Resumo
Com o objetivo de promover as pesquisas nas áreas de inteligência artificial e robótica, a
RoboCup promove anualmente competições de futebol de robôs. Estas competições demandam
trabalho em diferentes áreas do conhecimento, sendo igualmente importantes o desenvolvimento
das capacidades motoras dos robôs participantes e a criação de comportamentos para o controle
dos mesmos.
Buscando adquirir experiência aplicável ao controle de robôs físicos, utilizamos as
capacidades da simulação computacional para criar comportamentos a serem seguidos por um
time de jogadores simulados, capazes de participar de forma autônoma de uma partida de futebol.
Utilizando a plataforma de simulação SimsPark, trabalhamos com um ambiente de
simulação tri-dimensional, capaz de representar uma aproximação dos desafios encontrados na
competição de futebol de robôs reais.
Os comportamentos foram implementados utilizando-se de um framework disponibilizado
pela equipe alemã MagmaOffenburg, o qual provê funcionalidades motoras básicas para os
agentes.
Para a criação dos comportamentos foram definidos três papéis existentes em um time
de futebol, cada qual possui um comportamento adequado ao objetivo identificado para cada
um destes papéis em uma partida completa. Estes comportamentos criam um time capaz de
desempenhar as funções básicas esperadas em uma partida de futebol.
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