dc.contributor.advisor | Nüske, Glaubert Gleizes Faber | |
dc.creator | Prestes, Kleiton da Cruz | |
dc.date.accessioned | 2022-06-21T15:46:24Z | |
dc.date.available | 2022-06-21T15:46:24Z | |
dc.date.issued | 2021-09-08 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24942 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | This research concentrates on Solo para Clarone (Clarinet) – C179 by Ernst Mahle, German composer born in 1929 and naturalized Brazilian in 1962, whose work is constantly associated with the use of modalism, folkloric melodies and free chromaticism. The work, originally written for the clarinet, is being academically investigated for the first time and also, no recordings using the clarinet have been found. Thus, this monograph seeks to identify the interpretive possibilities for the piece and it uses the analytical method proposed by White (1994) to achieve this objective, which divides the analysis into three levels: microanalysis, middle-analysis and macroanalysis; and four elements: rhythm, melody, harmony and sound. Including four chapters in addition to the introduction and final conclusions, the second chapter discuss biographical aspects of the composer and his Works for clarinet; the third presents the methodology used, from what refers to analysis to what is related to interpretative proposals; in the fourth chapter the findings arising from the analysis are exposed; and the fifth chapter reflections and interpretative suggestions developed from the analytical process of the work are presented. It was found that the work corroborates the associations between the composer and modalism and also with the use of chromaticism, but it does not show signs of using folklore. It is understood that despite being short, the work contains several singularities that open space for interpretive choices by performers. And finally, it is hoped that this research can contribute to the development of future research on Mahle's works for clarinet, as well as other possible conceptual associations and also for studies related to musical interpretation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ernst Mahle | por |
dc.subject | Clarineta | por |
dc.subject | Análise | por |
dc.subject | Interpretação musical | por |
dc.subject | Clarinet | eng |
dc.subject | Analysis | eng |
dc.subject | Musical interpretation | eng |
dc.title | Solo para Clarone (Clarineta) de Ernst Mahle: análise, reflexões e sugestões interpretativas | por |
dc.title.alternative | Solo for Clarone (Clarinet) by Ernst Mahle: analysis, interpretive reflections and suggestions | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa concentra-se no Solo para Clarone (Clarineta) – C179 de Ernst Mahle, compositor alemão nascido em 1929 e naturalizado brasileiro em 1962, que tem seu trabalho constantemente associado ao uso de modalismo, melodias folclóricas e cromatismo livre. A obra, escrita originalmente para clarone, está sendo investigada academicamente pela primeira vez e também, não encontraram-se gravações da mesma que utilizassem a clarineta. Deste modo, esta monografia busca identificar quais são as possibilidades interpretativas para a peça e para atingir tal objetivo utiliza-se do método analítico proposto por White (1994), que divide a análise em três níveis: microanálise, análise intermediária e macroanálise; e quatro elementos: ritmo, melodia, harmonia e som. Contemplando quatro capítulos além da introdução e conclusões finais, o segundo capítulo aborda aspectos biográficos do compositor e sua relação com a clarineta; no terceiro capítulo apresenta-se a metodologia empregada, desde o que refere-se a análise até o que relaciona-se com propostas interpretativas; no quarto capítulo são expostas as descobertas advindas da análise; e no quinto capítulo são apresentadas reflexões e sugestões interpretativas desenvolvidas a partir do processo analítico da obra. Verificou-se que a obra corrobora com as associações entre o compositor e o modalismo e também com o uso de cromatismo, mas não apresenta sinais de utilização do folclore. Entende-se que apesar de curta, a obra contém diversas singularidades que abrem espaço para escolhas interpretativas de performers. E por fim, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o desenvolvimento de pesquisas futuras sobre obras de Mahle para clarineta, bem como outras associações conceituais possíveis e também para estudos relacionados com interpretação musical. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |