Navegação Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM) por orientadores "Barcelos, Valdo Hermes de Lima"
Itens para a visualização no momento 21-39 of 39
-
Educação escolar indígena, intercultura e formação de professores (as) - uma pesquisa a partir das proposições da biologia do amor e da biologia do conhecimento de Humberto Maturana
(2013-03-27)Este trabalho de pesquisa que apresento como Dissertação de Mestrado em Educação, na Linha Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE-UFSM), busca oferecer subsídios teóricos e epistemológicos para a Formação ... -
Educação ambiental para uma cultura de paz contribuições para a formação de professores
(2014-03-07)Esta dissertação, ou construção dissertativa de um desejo de pesquisa, teve sua criação por meio do ingresso no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. ... -
Caminhos da docência que se entrecruzam e se revelam no processo de formação continuada com os docentes do PROEJA FIC
(2013-07-26)A presente investigação configura-se num estudo com docentes em formação continuada que participam do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e ... -
Reescrevendo novos horizontes e possibilidades para a educação infantil a partir do amar e brincar
(2020-07-07)O estudo e percepções que se apresenta está vinculado à linha de pesquisa, Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria –(UFSM), cujo objetivo principal é o de investigar a ... -
Territórios da formação docente: o entre-lugar da cultura
(2007-06-30)Esta pesquisa foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de Mestrado do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, para a Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. O ... -
Navegar é preciso, descolonizar-se não é preciso: contribuições da educação intercultural e da antropofagia cultural para a formação de professores
(2016-12-09)Esta pesquisa, que apresento como Tese de Doutorado em Educação, na Linha Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE-UFSM), propôs problematizações acerca da educação superior, mais especificamente ... -
O desenvolvimento da educação ambiental popular: reflexões sobre a ecoformação de professores
(2019-01-22)Esta pesquisa, apresentada como Dissertação de Mestrado em Educação, na Linha Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE-UFSM) busca construir tessituras sobre o desenvolvimento sustentável e a preservação do ... -
Educação ambiental, intercultura e formação de professores(as): contribuições de Paulo Freire
(2012-06-28)Esta pesquisa de Mestrado em Educação, na Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, no PPGE, da UFSM tem como objetivo contribuir com subsídios teóricos e epistemológicos para a formação de professores ... -
Contribuições de Paulo Freire e Humberto Maturana para a educação ambiental: um olhar intercultural sobre o programa PIBID (UNISC) no curso de formação de professores(as) de Ciências Biológicas
(2021-09-03)Esta pesquisa de Doutorado em Educação na Linha de Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional no PPGE da UFSM, realizada por meio de entrevista semiestruturada com licenciandos(as) do curso de Ciências Biológicas da ... -
A educação ambiental e a (trans)formação docente: da cultura ao biológico – da biologia ao cultural
(2012-08-21)conhecer e da Biologia do amar. Estas, têm servido como base para suas pesquisas junto com Ximena Dávila, ao constituírem o que denominam Biologia-cultural. O modo de produzir conhecimento e o próprio sistema de pensamento, ... -
A biologia do amor e a biologia do conhecimento de Humberto Maturana: contribuições à formação de professores e à educação ambiental
(2007-10-15)A presente dissertação resulta de pesquisa em torno da obra de Humberto Maturana, criador da Biologia do amor e da Biologia do conhecimento. Estas proposições, como espaços de reflexão, são também denominadas por este autor ... -
A afetividade na formação de professores universitários, em Licenciaturas, a partir do diálogo entre a Educação e o Direito
(2015-08-17)Esta pesquisa visa a compreender, a partir do diálogo entre o Direito e a Educação, a repercussão da afetividade na formação de professores universitários, em licenciaturas. Este estudo tem como base epistemológica os ... -
Pelos bosques da formação: o professor de espanhol como mediador intercultural na perspectiva da biologia do amor
(2018-08-23)Esta tese de doutorado, ligada ao “Programa de Pós-Graduação em Educação, a “Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional”, da “Universidade Federal de Santa Maria” (PPGE/UFSM), tem como tema norteador ... -
A mediação de conflitos em espaços educacionais – contribuições da biologia do amor e da biologia do conhecimento de Humberto Maturana
(2021-10-18)Este trabalho de Dissertação de Mestrado está ligado ao Programa de Pós- Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa: Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional – LP1 (PPGE-UFSM). O estudo tem como tema a pesquisa ... -
Antropofagia cultural brasileira e as práticas inventivas de Hélio Oiticica, Paulo Freire e Augusto Boal: contribuições ecologistas e interculturais para a formação de professores(as)
(2013-05-09)A presente pesquisa que trago como Tese de Doutoramento em Educação, na Linha Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE-UFSM), tem como objetivo contribuir com subsídios teóricos e epistemológicos para a Formação ... -
Educação ambiental, intercultura e antropofagia cultural brasileira contribuições para a formação de professores (as)
(2010-02-23)A presente pesquisa que trago como Dissertação de Mestrado em Educação, na Linha Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE-UFSM), tem como objetivo contribuir com subsídios teóricos e epistemológicos para a ... -
Formação de professores e saberes populares: um olhar intercultural
(2018-07-20)O processo de ensino passa por etapas, dentre elas podemos citar, a observância, por parte do educador, das peculiaridades locais, devendo, principalmente, atentar aos saberes não científicos, como por exemplo as diferentes ... -
Diálogo e amorosidade em Paulo Freire: dos princípios às atitudes na formação de professores
(2010-06-04)A presente pesquisa de Dissertação de Mestrado em Educação, desenvolvida na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/UFSM) tem como objetivo contribuir com subsídios teóricos e epistemológicos ... -
Biologia do conhecer (BC) e biologia do amar (BA): transgressões epistêmico-teórico-metodológicas e os movimentos autotransformativos discentes-docentes
(2020-09-24)Esta pesquisa versa sobre a perspectiva epistêmico-teórico-metodológica proposta pela Biologia do Conhecer e pela Biologia do Amar, de Humberto Maturana et al. Com a realização do estudo objetivamos investigar as contribuições ...