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EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INTERCULTURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS): CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE

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ROSA, CLENI INES DA.pdf (246.9Kb)
Data
2012-06-28
Autor
Rosa, Cleni Inês da
Primeiro orientador
Barcelos, Valdo Hermes de Lima
Primeiro membro da banca
Marcomin, Fatima Elizabeti
Segundo membro da banca
Henz, Celso Ilgo
Terceiro membro da banca
Freitas, Deisi Sangoi
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa de Mestrado em Educação, na Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, no PPGE, da UFSM tem como objetivo contribuir com subsídios teóricos e epistemológicos para a formação de professores (as), buscando ampliar as concepções e práticas em Educação Ambiental no cotidiano da escola, numa perspectiva intercultural de Educação. Esta dissertação de caráter bibliográfico traz uma investigação sobre algumas ideias e proposições de Paulo Freire que possam contribuir com a formação de professores no que diz respeito à Educação Ambiental em particular. Buscando um aprofundamento teórico-bibliográfico, foi estabelecendo-se diálogos interculturais (Fleuri, 2003), entre as interlocuções e leituras realizadas sobre educação, Educação Ambiental e formação de professores. Consta ainda da investigação de algumas proposições presentes nas obras de Freire que venham a contribuir para a compreensão das questões ambientais numa perspectiva global, tais como cidadania, amorosidade, tolerância, saberes populares e autonomia. O referencial que orientou o olhar investigativo e reflexivo do pesquisador (BARCELOS, 2005) no sentido da produção das informações de pesquisa (JACQUES GAUTHIER, 1998), foi estabelecimento através de diálogos que privilegiassem os aspectos interculturais (CANCLINI, 2003) com imaginários e representações sobre as questões ambientais, a formação de professores (ARROYO, 2004), Paulo Freire (1994, 1997, 2001, 2008) e entre diferentes autores. Assim foi se construindo o meu percurso, buscando compreender como algumas proposições, a partir dos pressupostos freireanos, podem contribuir para a formação de professores (as). A relevância desta pesquisa está na perspectiva de uma educação que valorize o diálogo, a comunicação e a autonomia, pois para Paulo Freire é através da educação que se promove a transformação do indivíduo. Transformar no sentido de que o educando se torne o verdadeiro sujeito da construção de seu conhecimento.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7020
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Educação [598]

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