Navegação Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM) por orientadores "Krug, Hugo Norberto"
Itens para a visualização no momento 1-19 of 19
-
A (re)construção dos saberes docentes na formação continuada: um estudo de caso
(2014-03-24)Este estudo teve como objetivo analisar a formação continuada dos professores de Educação Física de uma escola de Santa Maria (RS), identificando os saberes docentes por eles (re)construídos na sua prática pedagógica. ... -
O desenvolvimento profissional e a construção da identidade do professor de educação física do ensino superior
(2009-07-16)Este trabalho se insere na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e tem como objetivo compreender como ocorre a ... -
A formação continuada na trajetória profissional de professores de Educação Física
(2008-03-27)Ao narrar nossa história de vida, temos a possibilidade de rever e repensar o processo de construção da nossa trajetória formativa, pessoal e profissional, enquanto professores. A partir da narrativa oral de três professoras ... -
Professores na corda bamba: as atividades circenses na formação inicial enquanto conteúdo da educação física
(2014-04-14)O estudo partiu de experiências com Atividades Circenses do ambiente escolar na intenção de levá-las para a universidade e teve como objetivo verificar as contribuições e repercussões que as Atividades Circenses ofereceram ... -
Formação inicial: uma experiência crítico- reflexiva no desenvolvimento da educação física inclusiva
(2006-07-31)Este estudo, teve como objetivo principal realizar uma analise sobre a contribuição do ensino crítico reflexivo na formação inicial de professores de Educação Física, quanto a inclusão, em classe comum, de alunos com ... -
A divisão curricular da educação física e seus impactos nos saberes docentes dos professores de ensino superior
(2013-04-18)Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/CE/UFSM) e tem como objetivo analisar os impactos causados pela reestruturação curricular de 2004 no CEFD/UFSM, sobre ... -
Um olhar crítico-reflexivo sobre a formação continuada de professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Santa Maria (RS)
(2007-04-26)Este estudo teve como objetivo analisar os modelos de formação e as estratégias e/ou atividades institucionais e individuais a que estão submetidos os professores de Educação Física dos Anos Finais do Ensino Fundamental ... -
A identização docente no curso de Licenciatura em Educação Física: facilidades e dificuldades na construção do ser professor
(2013-04-18)Aprender a ser docente, assim como aprender a ler, a amar, a comer, são aprendizagens que se concretizam através das experiências que passamos em nossas vidas. Não se nasce com o dom ou vocação para ser docente, mas sim ... -
O curso de licenciatura em educação física e os desafios da formação profissional: o processo de ensinar e aprender a docência
(2010-03-31)Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/CE/UFSM) e teve como objetivo compreender a articulação das ações formativas do curso de Licenciatura em Educação ... -
O curso de Licenciatura em Educação Física: as contribuições dos estágios curriculares supervisionados para a formação de professores reflexivos
(2013-04-18)Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/CE/UFSM) e teve como objetivo analisar como os acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM ... -
As concepções da formação profissional da licenciatura em educação física: trajetórias docentes e suas perspectivas contributivas
(2007-04-27)Este epítome refere-se à investigação inserida na Linha de Pesquisa Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/CE/UFSM). O objetivo foi compreender as concepções da formação de professores da nova Licenciatura ... -
Caminhos e descaminhos da prática pedagógica em educação física escolar: um estudo de caso com professores de uma escola pública de Santa Maria - RS
(2011-07-12)Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/CE/UFSM) e teve como objetivo analisar quais são as possibilidades (caminhos) e as limitações (descaminhos) encontrados ... -
O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado da Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM: constituição, concepção, orientação e contribuição
(2014-07-04)Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/CE/UFSM) e teve como objetivo analisar o processo de supervisão de estágio realizado pelos professores-colaboradores ... -
Professor universitário de Educação Física: discutindo suas características científico - pedagógicas e formativas
(2008-03-28)A presente pesquisa buscou caracterizar e compreender a situação atual da docência no Ensino Superior da Educação Física - Licenciatura, abordando sua participação em cursos de pós graduação Stricto Sensu e a produção ... -
As trajetórias formativas de acadêmicos de educação física do curso de licenciatura da UFSM: contribuições na constituição do ser professor
(2009-11-11)Este estudo insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação, Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo foi analisar a percepção que ... -
A formação de professores em educação física e sua relação com o mundo da vida
(2008-03-27)Neste estudo objetivamos analisar a constituição histórica de três acadêmicos, matriculados na disciplina Laboratório de Educação Física II do segundo semestre do curso de Licenciatura em Educação Física da UFSM, nas ... -
Vida de professor: o pessoal e o profissional na construção da trajetória docente
(2014-03-20)Este estudo está inserido na linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE/CE/UFSM em nível de mestrado. O objetivo é proporcionar uma aproximação com a ... -
O ser professor: as crenças e descobertas do ser professor no estágio pedagógico
(2015-05-05)A atividade de estágio na Educação Física não é uma atividade solitária ou livre de agentes externos. Ela está imersa em um mundo de relações e interações que ocorrem no meio acadêmico e escolar. Nesse sentido que professores ... -
Formação continuada no ensino superior: um estudo com professores que atuam em cursos de Educação Física
(2013-07-30)Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/CE/UFSM) tendo como objetivo principal identificar as estratégias de formação continuada de profissionais de Educação ...