Navegação Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM) por orientadores "Sauerwein, Inés Prieto Schmidt"
Itens para a visualização no momento 1-18 of 18
-
Atividades didáticas experimentais de física no contexto de ensino remoto na educação de jovens adultos integrada à educação profissional
(2023-08-28)Neste trabalho, nos propomos a investigar a viabilidade de implementação de um conjunto de Atividades Didáticas Experimentais para o Ensino de Física no contexto de Ensino Remoto de turmas do Curso Técnico em Eletromecânica ... -
Física e segurança no trânsito: uma proposta didática por uma professora iniciante
(2013-04-19)O presente trabalho teve como objetivo geral a utilização de recursos didáticos para o Ensino de Física presentes nos trabalhos de pesquisa/ensino/extensão da área de Educação em Ciências/Ensino de Física na produção de ... -
Textos de divulgação científica: leitura, produção e divulgação de atividades didáticas no espaço do estágio supervisionado em física
(2016-07-07)Pesquisadores em Educação em Ciências têm reconhecido a importância da leitura de Textos de Divulgação Científica (TDC) na formação de sujeitos leitores e, suas potencialidades no processo de ensino e aprendizagem de ... -
Aspectos científicos, tecnológicos e sociais na construção profissional docente
(2015-05-28)Diante dos desafios contemporâneos, relacionados às questões sobre Ciência e Tecnologia, o professor e o futuro professor se vêem frente à necessidade de construir e/ou desenvolver saberes de sua profissão, adequando sua ... -
Atividades didáticas de física na formação inicial de professores de biologia
(2019-02-26)A presente pesquisa de mestrado apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), constitui-se em investigar a viabilidade de um ... -
Atividades didáticas investigativas de ondulatória: potencialidades para o engajamento dos estudantes de ensino médio
(2023-09-29)A presente tese de doutorado constitui-se em investigar as potencialidades de engajamento dos estudantes por meio do estudo de um conjunto de atividades didáticas (ADs) implementadas nas aulas de Física no retorno ... -
Atividades didáticas investigativas na formação inicial de professores de química, de física e de biologia
(2023-09-28)As atividades investigativas (AI) possibilitam a utilização de processos de pesquisa como elaborar problemas, hipóteses, interpretações, argumentos e explicações, comunicação entre outros para promover a atitude científica, ... -
Desafios e perspectivas de uma abordagem interdisciplinar de ensino na área das ciências da natureza e matemática na formação inicial de professores
(2020-07-17)Esta pesquisa vem ao encontro das necessidades de formação docente quanto à abordagem interdisciplinar no contexto de práticas de ensino. Diante de carências de práticas interdisciplinares na formação inicial docente, foi ... -
Física e o futebol no ensino fundamental
(2015-12-03)O presente trabalho tem por objetivo principal da pesquisa a elaboração, implementação e avaliação de uma estratégia de ensino, por meio de quatro Atividades Didáticas (AD), abordando conceitos de Mecânica a partir do ... -
A inserção da física moderna no ensino médio aliada à tecnologia do sistema de posicionamento global (GPS)
(2011-04-26)A inserção da Física Moderna no Ensino Médio (EM) vem sendo fortemente defendida por pesquisadores da área de educação em Ciências e de ensino de Física. Neste trabalho, apresentam-se os resultados de uma pesquisa sobre a ... -
Abordagem contemporânea da mecânica no ensino médio
(2015-08-26)No presente trabalho é apresentada uma Abordagem Contemporânea da Física para o Ensino Médio. Para a construção dessa abordagem, partiu-se da hipótese de que para o desenvolvimento de uma cultura científica nos alunos ... -
Análise de livros didáticos e dimensões da ciência na formação inicial de professores de física
(2016-08-29)A ampla distribuição de livros para as escolas públicas de educação básica no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) manteve o Livro Didático (LD) como um importante tema nas pesquisas relacionadas ao ensino ... -
Textos originais de cientistas e textos sobre história das ideias da ciência em uma proposta didática sobre ótica na formação inicial de professores de física
(2012-03-26)O Ensino de Ciências no Brasil tem se afirmado cada vez mais como campo de pesquisa e buscado incorporar os resultados das pesquisas ao longo dos anos para melhorar a educação científica em todos os níveis de Ensino. Uma ... -
Física Moderna e Contemporânea e a Saúde: uma proposta envolvendo energia nuclear e radioatividade na formação inicial de professores de física
(2012-04-23)A inserção da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio (EM) defendida por pesquisadores das áreas de Ensino de Ciências e de Ensino de Física está vinculada a uma preocupação com a formação inicial e continuada ... -
Matéria e radiação: articulação entre física e saúde na perspectiva de uma prática docente reflexiva
(2012-02-28)Segundo os PCN a Saúde é um tema transversal, isto é, deve permear todas as disciplinas do currículo, nesse caso os profesores da disciplina de Física também devem fazer o possível para inserir a Educação em Saúde em suas ... -
Atividades didáticas de física mediadas por hipermídia: potencialidades para o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva
(2017-08-22)O objetivo principal desta pesquisa consistiu em investigar em que medida a estruturação de atividades didáticas de Física baseadas nos pressupostos da Teoria da Flexibilidade Cognitiva e mediadas por hipermídia contribui ... -
Um estudo sobre as olimpíadas brasileiras de física
(2020-02-20)O objetivo geral deste trabalho foi mapear e analisar o desempenho dos estudantes participantes da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) na resolução dos desafios propostos, com base no enfoque de conteúdo de cada questão. ... -
Unidades didáticas de química e prática docente: quais relações?
(2016-08-15)A presente tese descreve uma pesquisa sobre a prática educativa da autora, a partir do planejamento, da implementação e da avaliação de unidades didáticas de Química, considerando os condicionantes da prática docente. ...