Física e segurança no trânsito: uma proposta didática por uma professora iniciante
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo geral a utilização de recursos didáticos para o Ensino
de Física presentes nos trabalhos de pesquisa/ensino/extensão da área de Educação em
Ciências/Ensino de Física na produção de material didático com intuito de desenvolver a
conscientização dos alunos em relação ao tema segurança no trânsito, assim como
potencializar a prática docente, desenvolvendo numa professora iniciante o hábito da reflexão.
Para tanto foi elaborada uma proposta didática composta por sete unidades com vistas ao
ensino dos conteúdos relacionados à Quantidade de Movimento, Impulso, Trabalho, Energia e
Leis de Newton utilizando recursos didáticos variados no desenvolvimento das atividades que
compõem estas unidades. Todas as aulas foram registradas em diários da prática docente, os
quais foram posteriormente analisados juntamente com as atividades desenvolvidas pelos
alunos. Realizou-se um levantamento de quais conteúdos conceituais, procedimentais e
atitudinais foram contemplados na proposta didática, assim como as competências (PCN+).
Destaca-se o papel que o planejamento tem na prática docente, pois, é através deste que se
planeja e antecipa as ações que serão desenvolvidas em sala de aula. Em relação à reflexão da
prática docente da professora iniciante, acredita-se que isso foi alcançado. Fica claro que na
maioria das atividades foi possível desenvolver um conjunto de conteúdos conceituais,
procedimentais e atitudinais, e isso deve ser pensando em todas as aulas, pois, assim o
docente consegue potencializar seu papel de formador de cidadãos. Em relação à
aprendizagem dos alunos, constata-se que houve uma evolução dos seus conhecimentos da
Física de modo que fica claro que no início demonstraram familiaridade somente com a
cinemática e após destacam quantidade de movimento, 1ª lei de Newton e força, conteúdos
que foram mais intensamente relacionados ao tema segurança no trânsito, e também 3ª lei de
Newton e energia. A respeito da conscientização dos alunos sobre segurança no trânsito,
esperava-se que nos cartazes confeccionados por eles aparecessem mais conteúdos Físicos,
porém, o que mais se destacou foi a 1ª lei de Newton, que está relacionada ao uso de cinto de
segurança. Isso pode ser explicado pela familiaridade com esta questão.