xmlui.ArtifactBrowser.ConfigurableBrowse.title.metadata.advisor
Now showing items 1-20 of 42
-
Competências na formação docente: um olhar hermenêutico
(2015-06-17)A tese intitulada Competências na formação docente: um olhar hermenêutico inscreve-se no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria e tem como objeto de pesquisa a ... -
O professor na crise: os saberes da docência diante da dor do outro
(2016-11-11)A presente dissertação foi delineada com base na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Em ... -
A teoria social do reconhecimento como fenômeno pedagógico: a relação teoria e prática
(2012-04-27)Esta pesquisa propõe refletir a respeito dos saberes teóricos e práticos envolvidos ao longo da formação do pedagogo na Universidade Federal de Santa Maria -- UFSM, buscando compreender, à luz da teoria do reconhecimento ... -
Biopolítica e formação: vida, exceção e profanação na educação
(2017-09-05)Este trabalho de análise bibliográfica apresenta o debate sobre biopolítica em seu estágio atual e estabelece linhas de desenvolvimento de suas implicações, pensadas em termos educacionais, considerando, em especial, a ... -
Educação estética e razão comunicativa: um outro da razão ou uma outra racionalidade?
(2007-04-12)O trabalho consiste numa análise bibliográfica e fílmica, que visa um exercício de hermenêutica reconstrutiva das Cartas para uma Educação Estética do Ser Humano, de Schiller, em sua conexão com a racionalidade comunicativa ... -
Corpo e cultura de movimeto no teatro da formação cultural: ainda Ulisses?
(2013-07-15)A presente pesquisa se configura pela discussão sobre a formação cultural do/a professor/a de Educação Física no viés da estética, analisada através de alguns elementos constituintes da formação profissional, tais como o ... -
A formação docente na perspectiva comunicativa da hermenêutica
(2010-05-18)O presente trabalho apresenta como proposta investigar a presença do diálogo no processo formativo do docente e nas suas vivências educativas, analisar e refletir a importância do diálogo numa perspectiva da hermenêutica ... -
Educação e catástrofe: repensando a espiritualidade a partir de Viktor Frankl
(2017-09-06)A tese procura analisar o tema da espiritualidade diante de eventos catastróficos, investigando como a educação pode contribuir para a reconstrução das mazelas provocadas por tais episódios. Na formação docente, é importante ... -
Idéias para a reconstrução do programa de filosofia para crianças
(2003-06-11)A presente dissertação visa a discutir a proposta de Filosofia para Crianças do professor norte-americano Matthew Lipman. O objetivo principal é o de repensar os ditames da racionalidade, a partir de uma visão filosófico ... -
O (não) lugar da sensibilidade na formação do jurista docente
(2023-07-31)A presente de tese tem como objetivo direcionar o olhar para as possibilidades contributivas do campo da Filosofia da Educação na atual formação dos juristas docentes, em especial para uma influência que valorize os ... -
Autoridade docente em tempos de pós-verdade
(2023-01-30)Esta tese se insere na linha de pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1), do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. O intuito do trabalho visa contribuir ... -
O compromisso pedagógico com a formação da opinião pública crítica
(2005-05-12)O presente trabalho busca compreender o sentido do conceito de opinião pública na educação e averiguar de que modo a proposta de esfera pública de Habermas pode contribuir na produção da democracia educacional. O estudo ... -
Redimensionar o corpo: biologicidade, racionalidade e poder em contextos de formação
(2022-03-01)A seguinte tese parte de um possível redimensionamento do papel do corpo nos processos mais gerais de ensino/aprendizagem, ou formação. O trabalho parte do pressuposto de que os corpos, suscetíveis às dinâmicas históricas, ... -
Políticas avaliativas da pós-graduação em educação brasileira: uma hermenêutica do trabalho docente
(2015-08-17)A presente tese de doutorado com o título Políticas Avaliativas da Pós-Graduação em Educação Brasileira: Uma Hermenêutica do Trabalho Docente foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade ... -
A onipresença das competências na formação docente: um estudo no horizonte da reificação e do reconhecimento
(2013-04-02)A proposta norteadora central deste trabalho de dissertação se empenha em responder às seguintes perguntas: Em que sentido a legislação oficial da formação docente (alusiva aos professores da escola básica) baseada na ... -
Saber da não violência na formação docente: processos autocompositvos como mediação às violências no contexto escolar
(2020-08-21)A violência é um fenômeno que deve ser compreendido a partir de condicionantes das mais diversas ordens, entre elas culturais, econômicas, políticas e psicossociais. A violência em âmbito escolar é um tema emergente na ... -
A ação comunicativa na formação de professores da modalidade educação a distância (EaD)
(2010-05-18)A presente dissertação resulta de uma pesquisa teórico-empírica e tem como propósito, à luz dos pressupostos da Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas identificar, interpretar e compreender a racionalidade que ... -
Complexidade e reconhecimento: as dinâmicas do afeto e do conflito na EaD
(2015-08-03)Neste trabalho, analiso de que forma o conflito e a afetividade, conforme concebidos pelo filósofo alemão Axel Honneth, sobretudo em sua obra Luta por Reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais, interferem na ... -
A violência do rosto e a ética da responsabilidade na formação docente: um estudo a partir de Emmanuel Levinas
(2019-08-06)A presente dissertação pretende expor algumas influências e contribuições do campo da Filosofia da Educação para com a formação docente no Brasil, objetivando uma reflexão ética e sensível sobre os saberes docentes, bem ... -
A docência no programa de Lipman: uma crítica a partir da hermenêutica
(2005-07-14)O presente trabalho busca aprofundar a discussão em torno da docência no Programa de Lipman e sua relação com a formação do profissional da educação mais crítico, reflexivo, liberto de concepções puramente cientificistas. ...